Secretarias de Educação irão coordenar Pronatec nos estados
As secretarias estaduais de Educação serão as responsáveis pela coordenação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nos estados. O compromisso foi assumido pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, depois de ouvir a reivindicação dos secretários estaduais de Educação, durante o Encontro Nacional do Pronatec. O evento foi realizado nesta segunda-feira, em Brasília, com a presença de dirigentes do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac) e dos institutos federais de Educação Profissional e Tecnológica, para discutir a oferta de vagas do programa.
A posição do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) foi colocada na abertura do evento pela presidente do órgão e secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, por meio da leitura de um ofício endereçado ao ministro. “Os estados e o Distrito Federal são os responsáveis pelas políticas públicas de Educação em âmbito estadual, particularmente as que envolvem Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica”, destacou a presidente do Consed.
Os secretários estaduais de Educação ressaltaram que é necessário articular pedagogicamente os cursos técnicos de nível médio ofertados pelos institutos federais de Educação e pelo Sistema S com o fazer educacional das escolas estaduais de Ensino Médio regular nas quais os beneficiários do Pronatec já estudam.
Outro ponto levantado foi a definição de vagas no âmbito do Pronatec, que deve considerar os perfis regionais e a oferta de vagas já existente nas redes estaduais, para evitar superposição e para promover a complementaridade de ações.
Os secretários também apontaram a necessidade de definição de padrões mínimos de oferta, principalmente no que se refere a custeio de itens como transporte, alimentação e material didático para os beneficiados.
O ministro Fernando Haddad afirmou que concorda com as demandas apresentadas pelo Consed. Na avaliação de Haddad, a articulação proposta pelo Consed entre as secretarias estaduais de Educação, institutos federais de Educação e Sistema S é fundamental para o sucesso do programa. “O Pronatec convida os parceiros para que discutam e formatem a oferta de vagas. Para isso devem utilizar a capacidade instalada e com recursos novos podemos oferecer novas oportunidades”, disse o ministro.
Fórum de EPT
No dia 5/9, o Consed instalou o Fórum de Gestores Estaduais de EPT, composto pelos responsáveis pela Educação Profissional e Tecnólogica das secretarias estaduais de Educação.
Entre os objetivos do grupo, está discutir e propor iniciativas ao Consed relativas ao desenvolvimento da EPT em âmbito nacional e promover atividades de integração entre os estados, além de subsidiar o Conselho na interlocução com o ministério da Educação e nos debates no Congresso Nacional que envolvam a EPT.
Uma das prioridades da nova instância é acompanhar as ações de operacionalização do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec. O grupo entende que, para alcançar os objetivos propostos, o Pronatec requer sinergia entre as demandas do desenvolvimento social e econômico das unidades da federação e as ofertas dos cursos técnicos de nível médio e de formação inicial de continuada.
Os representantes do fórum participaram do Encontro Nacional do Pronatec. Em conjunto com os secretários estaduais de Educação, eles começaram a definir as agendas estaduais do programa com os representantes locais dos institutos federais de Educação e do Sistema S.
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado em abril pela presidente Dilma Roussef, foi aprovado na Câmara Federal em 31/8 e tramita no Senado.
Entre os objetivos do Pronatec está o de expandir a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, além de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.
A meta é beneficiar três milhões de estudantes do Ensino Médio da rede pública e trabalhadores. As capacitações serão ofertadas pela rede federal de Educação profissional e tecnológica, pelas redes estaduais de Educação, pelo Sistema S, redes privadas de Educação e entidades privadas sem fins lucrativos.
As redes estaduais terão aumento no número de vagas ofertadas de ensino médio concomitante com a educação profissional. A ação fará parte do programa Brasil Profissionalizado, que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e teve a adesão das 27 unidades da federação. Os recursos serão repassados para construção, reforma, ampliação de infraestrutura escolar e de recursos pedagógicos, além da formação de professores.
1 comentário
O SENAI POSSUI VAGAS DESTINADAS AO PRONATEC, PORÉM NÃO HÁ NENHUMA SISTEMÁTICA A RESPEITO DAS INSCRIÇÕES.
O PRÓPRIO SITE DO PRONATEC ESTÁ DESATUALIZADO, APESAR DA PRESIDENTE DILMA JÁ TER SANCIONADA A LEI.
toninho SP
Postar um comentário