13 de setembro de 2011

O que nos mostra o ENEM



Muita análises serão feitas a partir dos resultados do ENEM.
Isso é muito bom, pois não há possibilidade de se pensar nenhuma política pública sem indicadores que nos sinalizem dificuldades e avanços, seja na educação, na saúde ou em qualquer outra área que precisa da intervenção do Estado.
A oposição ao governo Federal e seus aliados da imprensa, desqualificarão qualquer avanço que tenha sido alcançado pelo empenho do MEC, com objetivos nem sempre tão nobres como todos propagam.
O governo Federal, por sua vez, dará destaque aos avanços conseguidos nos últimos anos, compreensível e esperado. Afinal, como diz o caipira: "se ninguém gaba zé, zé se gaba só"
Uma vitória inquestionável da gestão Haddad frente ao MEC é o respeito e importância conquistada pelo ENEM- à duras penas e apesar das manobras de "forças ocultas"
Que todos os cidadãos, estejam diretamente ligados à educação pública ou não, se informem e divulguem os resultados, e as análises, do ENEM.
Objetivamente, só sairemnos do lodaçal em que se transformou a educação pública no Brasil com muito trabalho, seriedade e comprometimento real de todos os atores sociais.
O ENEM, mostra que houve avanços no ensino médio mas devemos exigir, e colaborar, para que se avance muito mais, pois todos reconhecem a importância estratégica de uma educação pública de qualidade.
Todo político em época de eleição se transforma em "especialista em educação", passadas as eleições o fardo permanece nas costas dos educadores e das vítimas de um sistema de educação ruim.
É hora de falar sério e começar a nos mobilizar por uma campanha nacional para que seja aplicado 10% do PIB em educação, pois é impossível fazer omeletes sem quebrar os ovos.
reproduzo abaixo uma das muitas análises possíveis sobre os resultados do ENEM



Enem: quase metade dos estudantes tirou nota acima da média
Educação
Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Dos 1 milhão de estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, 47,02% tiveram nota igual ou acima da média nacional na prova objetiva, que foi 511, 21 pontos. Esse percentual é superior ao registrado em 2009, quando 44,55% superaram a nota média, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).

Entre 2009 e 2010, a nota dos concluintes do ensino médio cresceu 10 pontos no Enem. O MEC divulgou hoje (12) as notas das 23 mil escolas que participaram da avaliação no ano passado. O resultado mostra que 63% das escolas, na maioria públicas, apresentaram resultado médio abaixo dos 511,21 pontos.

Mas, na avaliação do ministro da Educação, Fernando Haddad, o desempenho da rede pública melhorou, já que elas são responsáveis por 88% das matrículas do ensino médio no país. Segundo ele, os colégios privados não poderiam ter sido responsáveis, de forma isolada, pela elevação da média. “Dizer que um percentual de escolas está abaixo da média não faz sentido porque não é uma medida importante para análise da desigualdade educacional”, defendeu.

Segundo Haddad, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) irá calcular agora a dispersão das notas: se o número de escolas que se aproximam da média aumentou ou diminuiu. “A média pode aumentar e a desigualdade também. Essa análise ainda não foi feita”, explicou.

Entre as 20 escolas que atingiram as melhores notas, considerando as provas objetivas e a redação, apenas uma é pública: Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com 726,42 pontos. A lista leva em consideração apenas as escolas que tiveram taxa de participação no Enem superior a 75%. Os alunos com melhor desempenho foram os do Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, com 761 pontos (250 pontos acima da média nacional).

Edição: Vinicius Doria

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