12 de setembro de 2011

Os resultados do ENEM e os dividendos políticos para as eleições municipais..

Saiu hoje o resultado do ENEM 2010, com o ranking das melhores escolas do país.

De uma rápida análise desses indicadores poderíamos concluir:

As escolas privadas, ainda, tem qualidade superior às públicas, ao menos as mais caras, portanto para a elite econômica.
As Federais são as escolas públicas que tiveram melhor desempenho no ENEM, o que nos leva a pensar que o melhores salários atraem melhores professores, haja vista que a discrepância entre os salários das escolas federais e das estaduais e municipais é, na grande maioria, escandaloso.
No estado de São Paulo, o mais rico da Federação, entre as que tiveram melhor desempenho estão tão somente as escolas privadas. O que demonstra que sistema de educação público de São Paulo está no caminho errado. O mesmo partido que está no poder há 16 anos não consegue, apesar de projetos e parcerias com OSCIPS e Universidades Públicas mais conceituadas, dar um salto na qualidade da educação. A questão salarial do magistério paulista é um nó que precisa ser desatado e enfrentado com muita seriedade, ou a educação paulista continuará ladeira abaixo.
A imprensa já começou a desconstruir uma provável candidatura do Ministro Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo utilizando-se dos indicadores dados pelo ENEM.
Será preciso campanhas esclarecedores para a população entender a quem compete a responsabilidade do sucesso ou fracasso da educação básica. As verbas federais para os sistemas de educação estaduais e municipais tem sido as mais generosas dos últimos tempos, mesmo que não sejam ainda as ideais, porém estados e municípios tem que fazer a parte que lhes corresponde. Vejam o exemplo do celeuma com o piso nacional de salário para o magistério, mesmo sendo uma lei federal há estados que se recusam a cumpri-la.
Em São Paulo, os indicadores do ENEM, servirão também para atrapalhar uma provável candidatura do presidente da FIESP, que tem utilizado inapropriadamente o sistema S, de educação para fazer propaganda política pessoal.
Das cinco piores escolas particulares de São Paulo, 4 são do SESI, que tem servido de vitrine para o presidente da FIESP Ricardo Skaf. Outras leituras serão feitas,com os resultados do ENEM. Vale a pena dar uma olhada e acompanhar os próximos acontecimentos

PS. ESPERO, SINCERAMENTE, QUE A CAMPANHA DO MINISTRO HADDAD NÃO ENTRE NA ARAPUCA QUE ENTROU A DO CANDIDATO ALUISIO MERCADANTE, BATENDO À EXAUSTÃO NA PROGRESSÃO CONTINUADA, SEM UMA ANÁLISE SÉRIA E O ESCLARECIMENTO DE QUE PROGRESSÃO CONTINUADA NÃO É APROVAÇÃO AUTOMÁTICA.




http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/consulte+o+ranking+de+escolas+do+enem+2009/n1237722683898.html

Consulte o ranking de escolas do Enem 2009

iG elaborou o ranking de todas as instituições de ensino que participaram da prova do Ministério da Educação

Enem: das cinco piores particulares de SP, quatro são Sesi

Consideradas apenas as escolas paulistas em que mais de 75% dos alunos prestaram a prova, o Sistema S é destaque negativo

Seja o primeiro a comentar!