4 de abril de 2010

Pesquisa VOX POPULI, DILMA E SERRA EMPATADOS TECNICAMENTE

Acaba de ser divulgado no Jornal da Band o resultado da pesquisa estimulada para Presidente da República feita pelo Instituto Vox Populi nos dias 30 e 31 de Março último. Segundo o Vox Populi no cenário onde concorrem ainda a Senadora Marina Silva e o Deputado Ciro Gomes, José Serra aparece com 34% e Dilma Roussef aparece com 31%. Nesse cenário Dilma Subiu 4 pontos desde a última pesquisa do mesmo instituto e Serra permanece estagnado.

O resultado, mesmo incompleto, vai de encontro aos resultados divulgados pelo Instituto DataFolha há poucos dias atrás que mostravam nesse mesmo cenário de 4 candidatos, uma recuperação de Serra e queda de Dilma Roussef. A pesquisa Datafolha que tinha sido divulgada às pressas para coincidir com o anúncio de sua candidatura (pelo menos com a renúncia do Governo) teve seus resultados colocados sob suspeita até pelos jornalistas pró-Serra. Aqui nesse artigo também suspeitamos daqueles resultados que pareciam servir para cavar palanques pró-Serra no sul do país, embora o amigo daSilvaEdison prefira acreditar em um equívoco de metodologia do instituto.

A diferença entre Serra e Dilma caiu de 5 para 3 pontos entre as últimas pesquisas do Vox Populi, confirmando a situação de empate técnico com tendência para fechar o X. Ficou claro que a diferença de 9 pontos encontrada pelo DataFolha fica totalmente fora da curva e corre o risco de nem sair na foto. O instituto do Jornal dos Frias, não sei se de forma proposital ou não, prestou um imenso desserviço à democracia e destruiu ilusões de que o instituto era independente da linha editorial do Jornal.

A minha curiosidade maior é para ver os números da região sul, onde imagino que a disparidade vai ser muito grande, porque o DataFolha “caprichou” no “crescimento” do Serra.

Eu fico pensando em todos aqueles artigos e análises que foram feitas após o DataFolha levando em conta o crescimento de Serra e o fim da Transferência de Lula para Dilma. Como é que eles ficam agora? ou fingem que nada disseram ou fazem como a Renata lo Prette que sabendo que a pesquisa do instituto do patrão iria ser desmascarada e resolveu desqualificar o instituto Vox Populi por antecedência, em uma falta de ética que não mais surpreende quem conhece o nível daquela publicação.




Blog do Len

Seja o primeiro a comentar!