3 de abril de 2010

Destaques do jornais de hoje: 03/04/2010

Da Folha de São Paulo

"Escolas usam apostilas não avaliadas pelo MEC


Ao menos um terço dos colégios particulares brasileiros usa apostilas elaboradas por redes de ensino privado para substituir ou complementar livros, revela Antônio Gois.

Defensores do sistema dizem que esse método poupa parte do trabalho da coordenação pedagógica.

Especialistas afirmam, porém, que o sistema pode tirar a autonomia do professor e, em alguns casos, dar pouca margem para trabalhar conteúdos regionais.

Outro aspecto negativo é que, diferentemente dos livros didáticos, as apostilas não são avaliadas pelo Ministério da Educação. (págs. 1 e C1)"
--------------
Por que a Folha de São Paulo não critica as apostilas feitas pelo governo Serra para todo o estado de São Paulo.
Estas apostilas, além dos erros grosseiros já divulgados na imprensa, também tira a autonomia do professor e não leva em conta as diferenças que existem entre as escolas paulistas de diferentes regiões.
Seria interessante, também, saber o custo dessas apostilas e como foi feita a licitação para que a empresa que as edita ficasse com esse filet.
Do O Estado de São Paulo

O Estado de S. Paulo


"Alckmin busca voto do interior; Mercadante se apóia em Lula


Somente depois da oficialização da candidatura de José Serra à Presidência, no dia 10, é que Geraldo Alckmin (PSDB) vai agir na própria causa, a eleição para o governo de São Paulo. Ele quer viajar pelo interior do Estado para contatar líderes das várias regiões. Já Aloizio Mercadante (PT) pretende colar no presidente Lula e desconstruir a gestão tucana. A ideia é casar o discurso com o de Dilma Rousseff. (págs. 1 e Nacional, A4)"
-----------
Qual é a surpresa de que Mercadante se apoie em Lula para buscar votos?
Lula tem o que mostrar e Mercadante deu apoio ao governo Lula no Senado Federal, portanto nada mais justo que agora mostre ao eleitorado os bons resultados do governo Lula do qual Mercadante é parte integrante.
Já Alckimim, não pode se apoiar nem em Serra, por ter muito pouco o que mostrar e muito menos em FHC, pois lhe tirara votos. Vale ressaltar que a chamada da matéria não condiz com o corpo da notícia, pois passa a impressão, propositalmente, de que Alckimim é batalhador e vai buscar o apoio das lideranças no interior de São Paulo, enquanto Mercadante tranquilamente vai colar sua candidatura na imagem de Lula.
Manipulações, mensagens subliminares, desonestidade jornalística, coisa do Estadão e do PIG em geral, já estamos acostumados.
Mas ainda é pouco, vamos nos preparar pois o pior ainda está por vir.
Esta campanha será emocionante!

Seja o primeiro a comentar!