17 de março de 2010

Jornal do Brasil

Manchete: União pelo Rio: Agora é questão de honra


Ex-anão do orçamento, deputado Ibsen Pinheiro ironiza protesto em defesa do Rio

A partir das 16h, quando começa a passeata na Candelária, o Rio dará as mãos em resposta à Emenda Ibsen, que transfere a maior parte dos royalties do petróleo fluminense para outros estados e municípios. O deputado, cassado no escândalo dos anões do orçamento, tentou emplacar ontem uma compensação para os prejudicados, mas esta acabou rechaçada pela União. Além disso, debochou da riqueza natural do estado e desdenhou da reação de seus habitantes nas ruas. Segundo o governador Sérgio Cabral, 150 mil pessoas são esperadas no ato público, que contará com quase 5 mil homens na segurança. No Congresso, a bancada do Rio montou uma operação para obter votos no Senado, próximo palco da batalha. (págs. 1 e Tema do dia A2 a A6, Editorial A8, Anna Ramalho A16, Hilde B5)

Afronta
Homens assim é que transformam o Congresso em centro de raiva e repúdio por parte da opinião pública, tanto que pesquisa recente mostrou que só 14% o apoiam. Uma Casa tão importante para a democracia não merece ser julgada em função de atos isolados e declarações proferidas por nomes cujo currículo os desmerece. Tanto a emenda que reduz os royalties quanto a ironia de seu autor são uma afronta a quem não dissocia o futuro do Rio e do Brasil.

Não há estado produtor. No máximo tem uma vista para o mar, muito privilegiada
Ibsen Pinheiro - Deputado federal (PMDB-RS)

O Rio pode botar um milhão de pessoas na rua, mas não vai amedrontar o Congresso
Ibsen Pinheiro - Deputado federal (PMDB-RS)

Governo tenta plano B para salvar projeto (págs. 1 e Tema do dia A2)

Wilson Risolia
Presidente do RioPrevidência
Covardia contra aposentados e pensionistas. (págs. 1 e A11)

Produção cultural também sob ameaça (págs. 1 e Tema do dia A6)

Marcelo Itagiba - Deputado federal (PSDB-RJ)
Mobilização em defesa do Rio de Janeiro. (págs. 1 e A11)

Lula reforça apoio à causa palestina


Em dia marcado por conflitos entre palestinos e a polícia israelense, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou Belém, na Cisjordânia, e voltou a defender a criação de um Estado palestino – e associado ao Mercosul, como é Israel. Uma ONG palestina pediu a Lula que corte as relações comerciais e militares com os israelenses. (págs. 1 e Internacional A19)

------------------------------------------------------------------------------------

Seja o primeiro a comentar!