17 de março de 2010

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo




Manchete: Israel rejeita pressão dos EUA sobre Jerusalém e crise piora


Israelenses mantêm polêmica construção de casas na cidade; Hillary cobra prova de compromisso com a paz

A crise nas relações entre EUA e Israel ampliou-se ontem, empanando a visita do presidente Lula ao Oriente Médio, relata o correspondente em Nova York, Gustavo Chacra. O governo americano cancelou a viagem de seu enviado especial à região por causa da decisão israelense de manter a construção de casas em Jerusalém Oriental. A região é reivindicada pelos palestinos, que realizaram protesto violento na cidade e foram reprimidos. A Casa Branca exigiu que Israel recuasse, e a secretária de Estado, Hillary Clinton, cobrou prova de que o país quer a paz. O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, porém, insistiu na construção e negou estar torpedeando o diálogo com os palestinos. Diante do mal-estar, Hillary reafirmou "o absoluto compromisso com a segurança de Israel", e Netanyahu se disse “comprometido com a paz". Enquanto isso, Lula encontrou-se com o governo palestino – que, na avaliação do Itamaraty, ainda confia no diálogo, informa a enviada especial Denise Chrispim Marin. (págs. 1 e Internacional A10 a A12)

Foto legenda: Confronto: Policiais israelenses imobilizam manifestante palestino: no dia mais violento em meses, conflitos deixaram mais de 100 feridos

Brasil silencia sobre Cuba

O Brasil não criticou a situação dos direitos humanos em Cuba é no Irã nas sessões da ONU sobre esses casos nos últimos dias, relata o correspondente em Genebra, Jamil Chade. (págs. 1 e Internacional A12)

Dilma irá a inaugurações mesmo fora do governo


A Advocacia-Geral da União considera que, mesmo fora do governo a partir de abril, a ministra e pré-candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff, poderá participar das inaugurações promovidas pelo presidente Lula até 5 de julho, limite para registro da candidatura. Para técnicos do governo, a legislação é omissa sobre o assunto. Ministros do TSE dizem que a autorização para que pré-candidatos acompanhem o presidente já valeu em outras eleições. (págs. 1 e Nacional A4)

Colunista
Dora Kramer
Em perfeita desordem

A partir de 2 de abril, Dilma Rousseff circulará livremente na condição de amiga do rei. (págs. 1 e Nacional A6)

Aéreas podem ter até 49% de capital externo


Proposta enviada pelo governo ao Congresso amplia de 20% para 49% o limite de capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras. O texto também exime o governo da responsabilidade na garantia do equilíbrio econômico e financeiro das empresas. Para o Ministério da Defesa, as companhias terão mais fôlego financeiro. (págs. 1 e Economia B1)

Apagões em SP dão multa de R$ 3,2 milhões


A AES Eletropaulo e a Bandeirante de Energia, as maiores concessionárias de energia da Grande São Paulo, foram multadas em R$ 3.2 milhões pelo Procon, em razão das constantes quedas de energia. Cabe recurso. (págs. 1 e Cidades C5)


Planeta: Carvão vegetal até 2013


O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) quer prazo até 2013 para que siderúrgicas deixem de usar carvão vegetal de áreas nativas do Cerrado. Segundo ele, o desmate "está beirando o descontrole". (págs. 1 e Vida A18)

Sistema do Enem tem mais uma falha (págs. 1 e Vida A17)




Celso Ming: Manipulação do câmbio


Pela primeira vez, EUA usam o argumento de que a China faz jogo sujo no comércio com política cambial. A ofensiva tem viés protecionista. (págs. 1 e Economia B2)

Notas & Informações: Por que retaliar os EUA


O Brasil não podia esperar indefinidamente demonstração de boa vontade de Washington. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Seja o primeiro a comentar!