24 de abril de 2009

O Judiciário com as "partes" à mostra


Truculento”, “estrela”, “exibido”, “grosseiro”, “pop star” e “brucutu” são alguns dos adjetivos que alguns ministros e integrantes do CNJ usam para se referir a Gilmar Mendes.leia na integra





Quase não acreditei ao ler essa manchete no portal do IG, um dos mais autênticos veículos de comunicação do chamado PIG.
Também me surpreendeu a notícia sobre o tema, dar destaque ao papel da internet e do Orkut, nas manifestações de apoio popular ao Ministro Joaquim.
Como sou como o cachorro mordido por cobra, tenho medo até de lingüiça e fiquei matutando sobre as verdadeiras intenções desse portal de notícias, que já deu fartas e variadas mostras, de suas verdadeiras intenções.
Num trecho da reportagem lá vem a mensagem cifrada, ou subliminar, destas intenções:
“Alguns ( alguns quem?) já falam no nome do Ministro Joaquim como candidato à Presidente da República”.
Êpa, êpa, êpa: devagar com o andor que o santo é de barro.
Primeiro, vamos deixar bem claro que o Ministro merece nosso aplauso, pois teve a coragem de falar o que muitos pensam e não ousam e, o que muitos gostariam mas não podem.
Porém, sempre devemos procurar os poréns, o valor e ineditismo da atitude do Ministro está no ato de ter desnudado a vestal justiça de sua aparente neutralidade.
Gilmar Mendes levou ao extremo, deixando o judiciário desnudo, seus interesses de classe e sua feroz defesa de personagens que financiaram e, financiam, o que há de pior, politicamente neste país, de maneira ilegal ou pouco ética .
Talvez por ter todas essas qualidades descritas: truculento, brucutu, exibido, grosseiro, tenha exposto fraturas que o judiciário sempre ocultou com palavras refinadas e cultas.
Outro fato inédito neste imbróglio, é ter sido quebrado o espírito de “corpus” de uma categoria que se julga acima do bem e do mal. Mas, nada mais além disso deve ser visto na atitude do Ministro Joaquim, pelo menos por enquanto.
Plantar notinhas na imprensa, afirmando que “alguns” já falam no nome do Ministro para candidato às eleições de 2010, como já fizeram com o Protógenes, é ficar colocando ingredientes desnecessários nesta discussão com objetivos suspeitos.
Pode ser que eu esteja vendo fantasmas em todos os cantos, mas como sou cachorro mordido de cobra......................

Seja o primeiro a comentar!