25 de maio de 2013

A SEMANA - "MENOS INOCENTES"






A SEMANA

“MENOS INOCENTES”


Laerte Braga

O presidente Barack Obama em discurso na Casa Branca disse que é “preciso por fim à guerra contra o terror”. Segundo Obama as práticas políticas atuais dos EUA devem ser substituídas por ataques “cirúrgicos” com aviões não tripulados os “drones”. Ao final de sua fala foi enfático – “assim morrerão menos inocentes”. E invocou a proteção divina para a “América”.

O presidente pediu apoio aos republicanos para fechar a prisão de Guantánamo. Pelo menos 86 presos estão ali com inocência comprovada e ainda não foram soltos.

Uma semana rica em boçalidades como essa. Militares brasileiros sobreviventes da ditadura reagem com o velho e canalha patriotismo aos fatos apurados pela Comissão da Verdade e ao aumento das pressões dos vários setores do País para que se conheça na íntegra o período de estupidez que reinou sobre o Brasil e os brasileiros a partir do golpe de 1964.

Os ataques aéreos de Israel ao território sírio atingiram prédios residenciais e mataram inúmeros civis.

Morreu Videla, ex-ditador argentino, um dos mais cruéis e perversos tiranos da história contemporânea. Responsável por milhares de assassinatos, sequestros de crianças, por um dos regimes mais violentos e perversos do mundo e particularmente dentre as ditaduras latino-americanas. Se achava também um patriota e morreu na cadeia.

O Brasil é um dos únicos países onde figuras hediondas como Brilhante Ulstra e Torres de Mello, ao lado de vários outros continuam impunes, deitando falação e ainda escrevem em jornais como a FOLHA DE SÃO PAULO defendendo a barbárie e dando “lições” de democracia.

Nesse diapasão Joaquim Carlota Barbosa não consegue sossegar e fala pelos cotovelos, critica o Congresso, o Executivo e vai por aí afora. Não conhece a história do macaco que criticava o rabo de todos os bichos da selva, até que alguém mandou que olhasse o seu próprio no espelho. Sumiu de vergonha.

As falas do presidente do STF – Supremo Tribunal Federal – não conseguem sobreviver a três dias de mídia lixo, lixo mídia. Caem no vazio. São boutades de quem nunca comeu melado e quando come se lambuza, tal e qual seu parceiro Gilmar Mendes.

Quem teve oportunidade de ir a um circo, teve também chance de ver aqueles malabaristas que se contorcem de tal forma que causam a impressão que são de borracha. Quem está se contorcendo mas de preocupações e angústias é o ex-governador de Minas, Aécio Neves, presidente nacional do PSDB e pré candidato do partido a presidente da República.

Foi falar em “choque de gestão” e logo alguém anunciou um livro contando a falência de Minas, as manobras contábeis para fabricar o tal choque e a grossa corrupção nos oito anos que desgovernou o estado.

É difícil imaginar um país sério com um candidato presidencial como Aécio, ou uma figura histriônica como Eduardo Campos, sem falar na líder religiosa Marina da Silva e sua rede de dízimos que percorre o Brasil.

Não foi uma semana que possa ser inscrita entre aquelas que se diga que algo de aproveitável aconteceu. Vão se os portos, continuamos um País manco.








Seja o primeiro a comentar!