13 de agosto de 2012

Fernando Haddad lança plano de governo


“Arco do Futuro” pretende redesenhar São Paulo e tornar o emprego mais próximo da moradia do paulistano
Por Felipe Rousselet no SpressoSP
Haddad fala sobre o Arco do Futuro (Foto: Felipe Rousselet / SPressoSP)
Na manhã desta segunda-feira, 13, o candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, apresentou seu plano de governo durante evento realizado no campus Vergueiro da Uninove (Universidade Nove de Julho). Diante de um auditório lotado, o candidato apresentou por quase quatro horas suas propostas para melhorar a vida do paulistano.
A principal novidade apresentada pelo candidato petista no lançamento do seu plano de governo é o projeto denominado “Arco do Futuro”. As propostas para os quatro eixos principais da campanha (saúde, mobilidade urbana, moradia e educação) serão orientados pelo Arco do Futuro, projeto que pretende redesenhar a cidade de São Paulo.
O projeto é uma iniciativa para aproximar o local de moradia do paulistano com o seu local de trabalho. Para tanto, Haddad apresentou um plano de redefinição urbanística, econômica e social focado em um arco viário que cerca o centro expandido de São Paulo e estende-se até a zona leste, onde está a maior parte da população da cidade.
O Arco do Futuro compreende as avenidas Cupecê, Vicente Rao, Roque Petroni, as marginais Pinheiros e Tietê, e a avenida Jacú Pessego. A proposta é que essas áreas sofram transformações urbanísticas para que atraiam empreendimentos que gerem postos de trabalho, aproximando o morador do emprego e desafogando o centro.
“É a primeira vez que rompemos com o paradigma do Prestes Maia, uma ideia radioconcêntrica”, afirmou Haddad, explicando que desta forma, todas as vias vão para o mesmo lugar: o centro da cidade. “É a primeira vez que um candidato quebra este paradigma, e quebra pra valer. Repensar a forma de organizar a cidade a partir de um arco, que se estende pela avenida Cupecê, Marginais e Jacú Pessego, estruturando a cidade de uma forma totalmente nova. Este arco passa por praticamente todas as subprefeituras. Interage com a região metropolitana (…) e promove uma descentralização do desenvolvimento da cidade, de forma a levar esperança para a população das zonas leste e sul de que elas terão uma cidade ao seu alcance. Uma vida plena com equipamentos culturais, esportivos, educacionais, de saúde, e, sobretudo, emprego”, disse.
Para descentralizar o desenvolvimento da cidade e levar emprego para regiões afastadas do centro, Haddad propôs diminuir o ISS de empresas que se instalem na região de abrangência do arco de 5% para 2%. Além disso, o IPTU destas empresas também pode sofrer reduções. Outro incentivo para descentralizar os polos geradores de emprego refere-se ao potencial construtivo de regiões distantes do centro. “Temos que cobrar a outorga onerosa das regiões onde já não existe espaço. Quanto maior a demanda imobiliária, menor o incentivo e vice versa”, afirmou o candidato.
O plano de governo de Fernando Haddad pode ser encontrado no site do candidato.
Mobilidade Urbana
Ao falar sobre mobilidade urbana, Haddad prometeu a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus e 150 quilômetros de faixas exclusivas. O candidato petista criticou a gestão Kassab por não ter construído nenhum dos 66quilômetros que prometeu para o final deste ano.
Haddad também reafirmou a sua promessa de criar o bilhete único mensal, onde o usuário irá pagar um valor único e poderá realizar deslocamentos ilimitados pelo período contratado (diário, semanal ou mensal). Quanto maior o período contratado, maiores serão os descontos. Ao falar sobre o bilhete único mensal, o candidato petista aproveitou para rebater críticas de integrantes da campanha de José Serra (PSDB), que taxaram o projeto como retrocesso. ”Tem na França, na Inglaterra, nos Estados Unidos, e no Brasil não pode pois é um retrocesso”, criticou.
Ainda sobre mobilidade urbana, Haddad afirmou que vai apoiar com recursos municipais a ampliação da rede do Metrô, desde que estes investimentos estejam condicionados a um entendimento prévio com o governo estadual quanto à sua melhor alocação e também ao cumprimento de prazos acertados em contrato com o Metrô. O candidato afirmou que as regiões prioritárias para serem atendidas por novas linhas de metrô são: Pirituba, Cerro Corá, Lapa e Jardim Ângela.
Habitação   
Ao falar sobre a questão da habitação em São Paulo, Haddad prometeu construir 55 mil moradias populares em quatro anos. O candidato também afirmou que vai instituir o IPTU progressivo, para que especuladores imobiliários sejam penalizados.
Outro ponto citado por Haddad foi a ampliação da parceria com o programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Além disso, o petista prometeu beneficiar 70 mil famílias com urbanização de favelas e promover a regularização fundiária. 
Educação 
Na área de educação, o candidato petista prometeu construir 20 novos CEU’s (Centros de Educação Unificados), distribuídos de acordo com a carência de cada região. Afirmou também que vai implementar a educação integral na cidade, inicialmente atendendo 100 mil alunos.
Haddad também prometeu promover 150 mil novas matrículas nas creches e pré-escolas do município, além de universalizar o atendimento para crianças de 4 a 6 anos.
Para qualificar os professores da rede pública, o petista pretende construir 31 polos da Universidade Aberta do Brasil, com cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado para estes profissionais. Os polos seriam instalados em todas as subprefeituras, descentralizando o acesso dos professores à formação profissional continuada.
Haddad ainda prometeu acelerar a parceria com o governo federal para a instalação do campus Itaquera da Unifesp e também buscar junto ao MEC a implantação do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) na zona norte.
Além destes pontos, o petista impôs a meta de que toda a criança com deficiência deve estar frequentando a escola. Para isso, o candidato afirmou que irá implementar um programa de Educação Inclusiva, no qual estas crianças serão buscadas em casa para ir à escola.
Saúde
Na saúde, Haddad afirmou que irá implantar 31 Centros de Saúde Hora Certa, um em cada subprefeitura, onde o cidadão vai ter ao seu dispor um ambulatório, um centro de diagnósticos e um centro cirúrgico para intervenções que não necessitem de internação. Desta forma, o candidato pretende diminuir o tempo de espera por um atendimento ou cirurgia, já que os serviços serão oferecidos no mesmo local.
Haddad também prometeu a criação de mil novos leitos hospitalares com a ampliação de unidades existentes e a construção de três novos hospitais. Além disso, também afirmou que vai construir 43 novas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e 5 novos pronto socorros.
Ao falar sobre a saúde em São Paulo, o candidato aproveitou para chamar a atenção para a privatização promovida pelo governo estadual.
“Vou sentar com o governo estadual e explicar que se essa privatização da saúde continuar a cidade quebra. Esse negócio de reservar 25% dos leitos para os planos de saúde. Se já não temos leitos suficientes, não podemos abrir mão de ¼ dos leitos estaduais”, frisou.

1 comentário

Sara

Gostaria de saber o que o candidato vai fazer sobre as pessoas que vivem na rua. É muito importante dar-lhes comida e abrigo para os necessitados. Acho que devemos dar-lhes imoveis em pirituba e outras ciudades para viver. beijos