12 de agosto de 2011

Unidade do PT e aliados é imprescíndível nesse momento para êxito do governo

Unidade do PT e aliados é imprescíndível nesse momento para êxito do governo
Publicado em 12-Ago-2011 no blog do Zé Dirceu

Image
Congresso Nacional
O momento político exige, antes de mais nada, unidade e pronta resposta do PT e dos partidos da base aliada em torno do governo. A oposição retomou seu leito natural e tenta mudar a agenda do país, numa estratégia em que adota uma tentativa de criar um clima de crise política a partir de denúncias de corrupção.

Daí, a sua insistência na constituição e instalação de uma CPI para apurar denúncias de irregularidades, que já são pronta e imediatamente apuradas pelo governo, quando as acusações têm a mínima procedência e fundamento.

Mas, sem descuidar dos agitos e factóides patrocinados pela oposição, a prioridade do país - portanto, a nossa, do PT e aliados - é e deve ser enfrentar a crise econômica mundial. Como a presidenta Dilma Rousseff vem fazendo. E defender nosso governo dos ataques oposicionistas.

Fazê-lo, sem vacilar, tanto nessa defesa quanto na tomada das medidas anticrise necessárias, como a chefe do Estado vem fazendo cotidianamente.

Colocar o foco nas eleições de 2012


Devemos nos preparar para as eleições de 2012 e cobrar da oposição. Vamos sair da defensiva e votar matérias extremamente importantes em tramitação no Congresso Nacional, tais como o Código Florestal; o fim do sigilo eterno de documentos; a Comissão da Verdade e da Justiça - que vai restaurar a verdade sobre os crimes da ditadura militar; e o Projeto de Lei nº 166 que reforma o Código de Processo Civil.

A pauta é vasta, interessante e importante, porque inclui deliberações, também, sobre a dívida interna dos Estados; a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC-300), que equipara salários de polliciais e não pode ser aprovada como está; e a da Emenda 29, que disciplina os gastos na Saúde e que os governadores não querem votar, já que uma parte deles não cumpre a Constituição e não destina à área os recursos obrigatórios.

Governadores alegam que os Estados não tem recursos para arcar com essas despesas e querem transferí-las, via um Fundo, para a União. Mas, não podemos votar a PEC 300, a Emenda 29 e mais propostas atinentes à área de Educação, da forma como estão redigidas, aceitando despesas bilionárias, populistas e demagógicas embutidas pela oposição. O que não significa, porém, não melhorar os salários dos servidores estaduais - em 1º lugar, os das polícias e da Educação.

Para enfrentar essa agenda e pauta precisamos de unidade no PT, na sua relação com o PMDB e de reorganização da base do governo. Sem isso, corremos o risco de nos desviar do principal - a crise econômica mundial e seus efeitos sobre o Brasil. E, de cair em crises políticas episódicas, que podem comprometer nosso foco nessas votações estratégicas no Congresso Nacional e nas eleições de 2012.

Foto: José Cruz/ ABr

Seja o primeiro a comentar!