4 de agosto de 2011

Dilma já decidiu: Jobim está fora

do Brasil247

MINISTRO FICA NA DEFESA ATÉ O FIM DO DIA; PRESIDENTE PERDEU A PACIÊNCIA E COMENTOU QUE, SE PUDESSE, DEIXAVA ELE NA FRONTEIRA COM A COLÔMBIA; JOBIM DESMENTIU PUBLICAMENTE AS DECLARAÇÕES EM ENTREVISTA CONCEDIDA EM TABATINGA (AM); AGORA É TARDE

04 de Agosto de 2011 às 13:56

247 – Foi a gota d'água. As declarações depreciativas de Nelson Jobim sobre as ministras Gleisi Hoffmann e Ideli Salvatti, da Casa Civil e das Relações Institucionais, respectivamente, à revista Piauí enfim acabaram com a paciência da presidente Dilma Rousseff, que decidiu demitir seu ministro da Defesa. A decisão foi tomada em conjunto com as duas ministras, o ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência, e a ministra Helena Chagas, da Comunicação Social, na manhã desta quinta-feira, e apenas depois de a presidente ler a entrevista.

Ainda em Tabatinga (AM), onde foi assinar plano de segurança fronteiriça com a Colômbia, Jobim negou que tenha falado sobre as ministras. "Reconheço a capacidade de Ideli e estou auxiliando a ministra na tramitação de alguns projetos no Senado", disse. Quando perguntado se achava que o governo da presidente Dilma era mesmo "atrapalhado", foi categórico: "Absolutamente".

Irritada com as declarações do ainda ministro da Defesa, Nelson Jobim, a presidente comentou que, se pudesse, “arrumaria um cargo para o Jobim na Amazônia e deixaria ele por lá”, segundo reportagem do portal Uol. O assessor que repassou a informação ao portal se disse cauteloso sobre a possibilidade de a presidente demitir o ministro ainda hoje. Jobim está em Tabatinga (AM), na fronteira com a Colômbia, e só chega em Brasília à noite.

Demitir o ministro por telefone seria deselegante e a presidente estaria apenas esperando Jobim voltar a Brasília para lhe dar a notícia de que não há mais condições de ele permanecer no cargo. O ministro, que desmente as declarações à revista Piauí, ainda pretende se explicar. À revista, que começa a circular nesta sexta-feira, o ministro teria dito que a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, é "muito fraquinha" e que a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, "não conhece Brasília".

Dois nomes são cogitados para substituir Jobim: o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o deputato federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Seja o primeiro a comentar!