por Margarita Barrios
Fonte: JUVENTUD REBELDE
Tradução: Lilian Back - Blog Solidários.
Quando em 28 de julho de 1976 foi criada a rede de Centros de Educação Superior (CES), iniciou-se o primeiro grande projeto para levar a ciência e o conhecimento a todas as regiões do país.
Em janeiro de 1959 Cuba tinha três universidades: a de Havana, fundada em 1728; a do Oriente, em 1945; e a Central de Las Villas, em 1952.
A ditadura de Fulgencio Batista tinha fechado as universidades para tentar afogar o espírito revolucionário de seus alunos.
Em 1961, logo depois de erradicar o analfabetismo, Cuba necessitava uma nova universidade. Assim, foi promulgada em 1962 a Reforma Universitária, que possibilitou a expansão do acesso e desenvolvimento de programas vinculados às necessidades reais da sociedade.
Em 1975, o I Primeiro Congresso do Partido analisou todo o sistema educacional e recomendou alterar sua estrutura e a adoção de medidas para aumentar sua eficiência.
A partir daqueles acordos é criada, em 1976, a rede Centros de Educação Superior (CES), formada então por 27 universidades e o Ministério da Educação Superior (MES), para exercer a orientação metodológica, técnico-docente e administrativa.
Hoje existem 67 instituições, nas quais se oferecem 201 cursos, todos com um perfil amplo que integra formação e ensino, além de educar o profissional na prática integradora do estudo-trabalho.
Com a aplicação do conceito de universalização desse tipo de ensino, foram criados os Centros Centros Universitários Municipais (CUM), que permitem que se amplie a presença de profissionais universitários em todos territórios do país, sem perder de vista as necessidades de cada um. Esse crescimento também significa expandir as fileiras da FEU (Federação de Estudantes Universitários) e seu impacto em toda a sociedade.
A quantidade atual de alunos é de mais de 470.000 estudantes, o que significa 40,8 por cento dos cubanos com idade entre 18 e 24 anos. O corpo docente é composto por 93.986 professores, dos quais 65.489 dedicam-se em tempo integral à atividade.
As universidades cubanas formaram mais de um milhão de profissionais cubanos e 33.511 estrangeiros de 126 países.
Como não há atividade de ensino superior sem atividade científica, foram criados centros de estudos de diferentes áreas do conhecimento, onde se combina a formação e a pesquisa.
Com a instituição da rede foi criado também o Sistema de Graduação Científica, que já formou mais de 11.000 doutores em ciências. Em 1995 incorporam-se ao sistema de educação de pós-graduação os mestrados, em que já se formaram 71.976 profissionais, desses, 1.425 estrangeiros.
Tem sido enorme o esforço realizado nestes 35 anos: foram construidas universidades, institutos e faculdades, moradias estudantis, laboratórios, instalações esportivas, adquiridos equipamentos, livros ... Segundo dados do Ministério do Ensino Superior, os CES recebem 4,4 por cento do PIB, sendo que ao Ensino Superior são dedicados 22,3 por cento do total das despesas do orçamento da educação. Nem nos momentos mais agudos do período especial foi fechada uma universidade ou professor ficou desempregado.
O MES e a rede foram capazes de criar, conceituar e organizar um sistema de educação superior autóctone, científica, tecnológica e humanista própria, comprometida com as necessidades de seu povo.
Diante da Universidade cubana ficam os desafios para continuar elevando a qualidade de seus diplomados e seu compromisso com o desenvolvimento e o destino do país, ao semear neles uma forte concepção humanista e científica, marcada pelo eterno espírito de luta do nosso povo e sua enorme capacidade transformadora.
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