21 de junho de 2011

Ou, era uma vez alguns blogs sujos ...

Muito prazer, Erasmo, colega deste blog.

Sim, também tenho acompanhado o Conversa Afiada e notado o que você diz.
Minhas desconfianças são ainda mais antigas; um ano, aproximadamente.

Quem esteve no I Encontro de Blogueiros Progressistas, em 2010, em São Paulo, pôde ouvir as críticas de PHA, bastante ácidas, a Zé Eduardo Cardoso, hoje Ministro da Justiça do governo Dilma Rousseff. Ano passado, apenas um dos coordenadores da campanha do PT.

Vou além, Erasmo.

Não estive no II Encontro de Blogueiros Progressistas, semana passada em Brasilia, por não concordar com a postura de determinados blogs sujos. Comentei isso com outros blogueiros sujos como eu e alguns possuiam o mesmo sentimento: estarmos fazendo parte de uma campanha de marketing, puramente promocional, para alguns dos blogs mais visitados.

A conta até é bastante simples. Um evento reunindo pessoas de todo o país, cuja identidade é possuir blog, twitter, FB, ou qualquer outro meio de difusão de idéias que não esteja alinhado com a grande imprensa. Caso do BRASIL MOBILIZADO, do SANDÁLIAS DO PIRATA, do MARIA DA PENHA NELES, e muitos outros.

Tendo como alvo a imprensa e a oposição, as vozes tomariam corpo e, consequentemente, trariam repercussão.

O fato que me intrigou já no I #BLOGPROG foram as diretrizes das discussões tomadas de forma unilateral pelos organizadores. Aliás, organizadores que mantém blogs bastante visitados. As discussões, as intervenções, a mediação, tudo era conduzido com pouca democracia. Democracia que acreditei ser a base do encontro progressista.

Repare, caro Erasmo, que são sempre os mesmos blogs que, pautados pela grande imprensa - apesar de muitos deles serem de conhecidos jornalistas - definem as regras. Um repercute o outro, como no esquema Veja-Globo-FSP-Estadão. Aos blogs pequenos, resta acompanhar os grandes e difundi-los! E é aí que está minha maior desconfiança: gerar visibilidade a alguns poucos blogueiros que, certamente, produzirão receita - através de anúncios - pela quantidade de acessos.

Não apenas PHA, mas outros também remam conforme a maré.

De minha parte - e, tenho absoluta certeza, da parte dos demais membros deste blog sujo - prefiro continuar sujo! Nossas fontes de sobrevivência diária não incluem renda que este blog possa produzir, porisso, o que é mais gostoso, me sinto livre para escrever o que penso.

Uso este espaço democrático, que já me proporcionou oportunidade de retrucar postagens de outros membros, para levantar um pouco de poeira sobre a luminosidade de alguns blogueiros, sobretudo aqueles que estão menos sujos. Um alerta não só meu, um insignificante, um pobre coitado (comentário deixado em meu blog por um anônimo), mas em companhia de outros sujos que pensam da mesma forma.

Sugiro leitura do post de Zé Augusto, d`OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA, de seus comentários quando fala da Carta dos Blogueiros produzida pelo II #BLOGPROG. Clique aqui para ir direto à postagem. Vale a pena e dá uma idéia para saber com quem podemos andar de braços dados.

4 comentários

GUERRILHEIROS VIRTU@IS

Falou, Julio. Respeito tua opinião e sei que ela foi compartilhada com outros, como o Laerte Braga e a Nanda Tardin aos quais mandei este e-mail que repasso a vc:
Esta é prá ti e pro Laerte.
É crítica, sim, como estamos acostumados entre companheiros, mas também é afetuosa, pois 'a greve' de vcs nos privou de encontrar-mo-nos!
Crítica pois a presença de vcs, hermanos, sempre seria + contundente que a ausência.
Parenteses aqui para falar de 2 banners, que ficaram expostos durante todo o evento, criticando duramente a posição 'pallociana' do Eduardo Guimarães. Pena, não fotografei, mas o Daniel, do Blog da Dilma, entrevistou os dois lados da pendenga em frente aos banners, vou pedir prá ele e te mando. Lembra daqueles meninos, quase gêmeos, que vendiam camisetas no I° Encontro - não espalha - mas foi deles a crítica!
A ausência de vcs, em greve, nos privou de embates sérios que poderiam ter sido feitos. Não que eles não tenham existido, mas duas pessoas como vc e o Laerte, são um peso considerável.
Pois é, além de nos privarem de suas companhias - que nos é tão cara - nos privaram de sérios questionamentos no Encontro.
A nova comissão organizadora foi ampliada. Da antiga, sairam 3, entre eles o Nassif e entraram o Leandro Fortes por Brasília - por ter sido a sede do II° encontro, uma pessoa a ser escolhida da Bahia, por ser sede do próximo encontro, em maio de 2012 (derrubamos a tentativa de transformar em bi-anual ou tri-anual de alguns membros da comissão.) Foi incluida 1 vaga de genero e entram 1 representante por cada região - as regiões irão decidir!
Propus a Suzana com a suplência da Elisângela pelo Centro-Oeste e a receptividade foi ótima, pois Brasília já tem o Leandro e o único estado do Centro-Oeste que fez encontro estadual foi o MT. (abrilhantado pela presença dos companheiros)
E tem mais, amigos queridos, teremos um encontro internacional chamado para setembro de 2011! Em Nova Iguaçú, PR.
Se vcs não forem mais oportunidades serão perdidas.
Ah, foi aprovada tambem uma proposta 'indicativa' que no próximo BlogsProg seja substituída parcela mais significativa da comissão.
Fica com vcs agora a decisão. Não é hora de esmorecer e sim de cerrar fileiras contra a 'mesmice'!
Eu e a Guerrilheira devemos ir - se $$ deixar - nos eventos todos!
Não nos privem da felicidade de encontrá-los!

Só para terminar, ao fim do pronunciamento do entreguista Paulo Bernardo falei com o chefe de gabinete dele, que foi militante comigo no movimento estudantil, dizendo que se no ano que vem quando o dito cujo receber o convite é nas costas dele (Cesar Alvarez) que vai arrebentar.

As cobranças do pessoal fora boas - mais uma razão para lamentar a ausência de vcs! Poderiam ter sido ainda mais contundentes. E, antes que me esqueça: NÃO APLAUDI O DITO CUJO! Foi muito titubeante e sem pressão a PNBL e o Marco Regulatório serão só sonhos! E o Encontro reconheceu isto!

Saroba

JÚLIO PEGNA

MENSAGEM DEIXADA PRO SAROBA, NO GUERRILHEIROS VIRTU@IS:

Saroba, obrigado pela mensagem que deixaste no BRASIL MOBILIZADO.
Quero te dizer que não foi greve a razão que nos fez não ir ao II #BLOGPROG. Foi senso critico.

Falei muito com Nanda Tardin a respeito; troquei longos emails com Laerte Braga; Nanda tentou me convencer a ir, mas acho que meus argumentos a fizeram desistir de participar.

O incômodo é a postura da organização. Como disse no meu post, tenho a sensação de estar fazendo merchandising pra turminha mais descolada, os blogs com mais acessos. Se vc ler com atenção, os post deles tem um freio - coisa que vc não tem! - que os torna muito parecidos. Pegam pesado até certo ponto; são pautados pela midia que criticam e não são tão sujos quanto vc e eu!

Convenhamos, alavancar faturamento de meia dúzia é demais; repercutir o conteúdo dos mesmos e ver banners de anunciantes nos blogs deles me deixa um gosto estranho na boca.

Não foi greve o gesto de não ir ao encontro. Foi simancol!

Vamos continuar a escrever o que sentimos sem medo deste ou daquele, sem poupar um ou outro, sem bater em quem a midia bate. No BRASIL MOBILIZADO, vc é trestemunha, Laerte desce a lenha em membros do PT, mas é coerente com seus pensamentos. Eu os defendo, até do próprio Laerte por ser coerente com meus ideais.

Vamos fazer assim: continuar a dizer o que pensamos sem ter que prestar contas, que achas? Se, quando o #BLOGPROG for mais democratico, sentirmos que dá para contribuir, prometo gastar mais argumentos pra convencer Nanda e Laerte a participarem tb.

Grande abraço, companheiro!

JULIO PEGNA
SANDALIAS DO PIRATA
BRASIL MOBILIZADO.

Avelina

O Nassif, que é um jornalista sério e respeitável escreveu ontem um texto explicando por que não foi ao #2blogprog. Perfeita a sua explicação.
Dentro da blogsfera há jornalistas e ativistas, ou militantes, ou miliTONTOS.
Nassif participou do primeiro blogprog com um objetivo claro e definido: ajudar a impedir que o Serra ganhasse as eleições.
Conseguido o objetivo ele volta ao seu metiê: fazer jornalismo na TV em jornais de papel e virtuais. Honesto e ético o Nassif. Gosto dele, mesmo não concordando com tudo q. ele escreve.
Não é possível servir a dois senhores.
Disse isso no primeiro blogprog e reafirmo.
Blogues de ativistas ou militantes ou militontos que se aliam a jornalistas que tem contratos milhonários com o PIG, perderam a autonomia ( ou nunca tiveram).
Teremos que pensar em dois movimentos na blogsfera: a blogsfera dos jornalistas profissionais e a blogsfera dos ativistas/militantes/miliTontos, ou correremos o risco de ser usados por "alguéns".
Nada contra ser usado, desde que saibamos os objetivos, as inocentes úteis não dá.
As razões que me levaram a não participar do #2blgoprog foram as mesmas que o Julio Pegna, meu companheiro de blog expos acima.
@LaPasionária no Twitter
Avelina do blog Brasilmobilizado e Mariadapenhaneles.

O Regional

Bom, Julio, eu não sei o que fazer. Melhor, eu não o que posso fazer além de continuar escrevendo assim de forma independente.

O que me parece é esses blogs citados anteriormente, sempre tiveram uma exagerada pressa em se mostrar independentes que me incomodava. o caso do PHA com o Palocci além de confirmar isso, deixa que claro nós somos ralé que e eles que são os donos da notícia.
Seriam eles os BIG's (Blogs da imprensa golpita)? Uns estão deixando claro que sim.