19 de junho de 2011

Blogosfera progressista aprova encontro internacional

Blogosfera progressista aprova encontro internacional

O 2º Encontro de Blogueiros Progressistas, em Brasília, ocupou por dois dias o topo do Trending Topics do Twitter, mobilizou na web mais de 30 mil internautas e teve 349 blogueiros inscritos de 21 estados.

Por CF, com O Vermelho e Blog Vi o Mundo
Domingo, 19 de junho de 2011


Apesar das falhas nas transmissões para quem não pode estar presente, o 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas já mostrou seu sucesso em relação à representação regional e de gênero nas mesas e debates. É o que comenta Luiz Carlos Azenha, em seu blog Vi o Mundo, e confirma, André Cintra, em O Vermelho.

Após a edição em São Paulo e a do Centro-Oeste, o próximo evento da blogosfera atingirá o Nordeste, na cidade de Salvador (BA), em maio de 2012, conforme deliberação da plenária do 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, encerrada na tarde deste domingo (19), em Brasília.

Mas a decisão mais ousada, conforme ressalta O Vermelho, foi a aprovação de um encontro internacional de blogueiros, que também já tem data e local — Foz do Iguaçu (PR), no próximo mês de setembro. "É a internacionalização de um movimento que não para de ganhar força no país", comenta André Cintra.

Entre os membros da Comissão Organizadora, há certo consenso de que essa edição conseguiu ser ainda melhor que a primeira, realizada em São Paulo, no calor das eleições presidenciais de 2010. Azenha relata que houve mais inscritos jovens que no primeiro encontro, no ano passado.

Azenha escreveu que o ex-presidente Lula reconhece o papel importante que a blogosfera teve nas eleições de 2010. "Focou no famosíssimo episódio da bolinha de papel, revelando que teve impulso de ir pessoalmente examinar as tomografias do candidato José Serra", escreveu o blogueiro e jornalista da TV Record.

Segundo ele, também foi possível medir "o efeito popstar que a presença de Lula desperta". A TVT e a Rede Brasil Atual transmitiram ao vivo a abertura do evento, além do debate com Paulo Bernardo, ministro das Comunicações.

Na manhã deste domingo, o debate seguiu entre o jurista Fábio Konder Comparato, o professor Venício Lima e a deputada Luiza Erundina.

Num dos paineis da tarde, "Marcelo Branco e Sergio Amadeu concordaram em discordar sobre o PNBL", comenta o jornalista.

Finalmente, a mesa sobre as recentes eleições no Peru, onde o movimento No Keiko, organizado especialmente através do Facebook, conseguiu angariar metade da diferença de votos pela qual Ollanta Humala derrotou a filha de Alberto Fujimori.

Na palestra feita por quem participou dos bastidores da campanha, os peruanos copiaram a experiência dos universitários brasileiros que criaram, em 2010, a campanha #votoSerrapq.

Além de ocupar por dois dias o topo do Trending Topics do Twitter, o 2º Encontro mobilizou na web mais de 30 mil internautas durante os três dias de transmissão pela TVT e pela Rede Brasil Atual. Até mesmo o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, chegou a enviar uma saudação ao evento via Twitter. Mesmo fora do eixo Sul-Sudeste — que concentra a imensa maioria da blogosfera —, houve 349 blogueiros inscritos de 21 estados.

Dentre as propostas que a blogosfera sintetizou numa carta-compromisso, os blogueiros progressistas põem em primeiro plano o marco regulatório dos meios de comunicação, o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), o combate à censura e a aprovação do marco civil da internet e o fortalecimento da blogosfera.

Seja o primeiro a comentar!