29 de março de 2011

Bete Mendes contemporanea de Dilma e guerreira como ela

Linda história de vida. Tenho muito orgulho de mulheres como Dilma Rousseff e Bete Mendes.

do blog viledesm.blogspot.com


Bete Mendes 29/3/71



Foi há exatos quarenta anos. A moça da foto para o registro do Serviço de Segurança Nacional tinha 21 anos e fora presa pela segunda vez. Uma daquelas tristes histórias dos anos de chumbo da ditadura militar, e com um incrível diferencial: a moça era Bete Mendes, atriz em alta nas novelas da TV Tupi, como Beto Rockefeller (ao lado com Luiz Gustavo) , Super Plá e Simplesmente Maria. Ela também estudava Sociologia na USP e integrava, sem que ninguém soubesse os quadros da Var-Palmares: “Trabalhava, atuava, estudava, fazia revolução – e tinha só 18 anos”, ela disse em O Cão e A Rosa, livro da Coleção Aplauso, escrito por Rogério Menezes. E sobre essa prisão, o livro registra o seguinte: “desculpe, não posso continuar conversando sobre isso: só posso dizer que fui presa, torturada e saí da prisão 30 dias depois completamente AR-RE-BEN-TA-DA! AR-RE-BEN-TA-DA!


Já conhecia a história de Bete Mendes, mas não lembro de ter visto a foto acima. Dia desses, encontrei outro livro sobre ela: “Álbum de Retratos” e, ainda na livraria, abri justamente na tal página. Fiquei impressionado. E logo me veio à lembrança a foto da Presidenta Dilma, no mesmo registro, que virou um ícone na recente campanha presidencial. Sim, duas mulheres, da mesma geração, e com trajetórias de luta semelhantes. Hoje, Dilma comanda os destinos da nação e Bete Mendes, das grandes atrizes desse País, interpreta uma dona de casa completamente do bem na novela Insensato Coração.

Esperei o dia exato pra postar a foto aqui pra que esse horror, que não pode ser esquecido, nunca mais se repita. Pode até parecer chavão, mas nunca é demais repetir: Ditadura Nunca Mais. E Viva Bete Mendes, sua linda.

E aqui, o link para O Cão e A Rosa, o livro que Rogério Menezes escreveu para a Coleção Aplauso (Imprensa oficial)

http://aplauso.imprensaoficial.com.br/livro-interna.php?iEdicaoID=63&leia=1

9 comentários

Christian

Leia o livro "Rompendo o Silêncio", de Carlos Alberto Brilhante Ustra e voce verá quem realmente é esta Bete Mendes!

Amanda Flores

Vc é mais um corrupto, carrasco e torturador Christian? Queria ver se fossem seus familiares que passassem o que ela e os demais que estão pedindo justiça. Gostaria de ver você num pau de arara, levando choques elétricos. Você deve ser um admirador de Hitler. Vai estudar a história do Brasil, desde a época da chegada da família real e sobre nossa política de impunidades. Esse Senhor que se denomina Coronel, mais conhecido na época como coronel Tibiriça, deve parar na cadeia e os seus adeptos idem. Ele é o Stallin, o Hitler brasileiro, que se divertia em torturar civis, mulheres e crianças covardemente, pois sozinho ele não seria macho para fazer o que fez. Por traz de batalhões de bárbaros como ele e com armas em punho todos esse canalhas são machos, acho que vc é um desses calhordas que tem que parar na cadeia e pagar até o último dia da vida. A justiça de Deus é certa.

Drika Moraes - DF

Esse livro deste Cel Tibiriça lembra a resposta do Livreiro de Cabul, onde o citado livreiro responde a jornalista responsável pelo Livreiro de Cabul, ele se defendia como conversando com um fauno, vai ver que ele está querendo convencer sua inocência para algum duende da Xuxa, rsrsrs.... Simplesmente cínico e ridículo. Ah me ajuda aí!!! Como já diz Datena e Isto é uma vergonha!!! esta é do Boris Casoy, que por sinal tem uma sobrinha que escreveu alguns livros sobre Serial Killers, acho que o Coronel Tibiriça deveria estar no próximo livro desta maravilhosa e inteligentíssima escritora.

Agnaldo Santos Mendes-SP

Esperamos Justiça ao menos no que se trata a este caso.Tortura nunca mais. que este governo diferente do governo covarde e conivente do antigo governo,faça aquilo que já deveria ter sido feito a muitos anos,abrir os arquivos da época deste genocídio, para que assim, muitos familiares que perderam seus entes queridos possam de alguma maneira enterrar, mesmo simbolicamente os mortos dignamente, durante esta ditadura covarde. E assim não só este Brilhante Ustra vá apodrecer na cadeia, já que em nosso País infelizmente não existe pena de morte, pois como diz na Bíblia, dente por dente, olho por olho. Quem tira a vida, deve pagar com a sua. Ainda um amaldiçoado desse tem sobrenome de Brilhante, só se for brilhante dos infernos. Esse militares inescrupulosos que se aproveitaram de vítimas impotentes e desarmadas para fazer todo tipo de atrocidades, usando esses seres como cobaia nas sua perversidades, nem bebes, nem idosos, nem mulheres foram poupados. Ele fez experiências em seres humanos assim como fez Menguele nos campos de concentração nazistas. Cadeia aos assassinos.

Mirela Campos Sales - DF

BETE MENDES E AS SEQÜELAS DO SEU VENENO
Cidadães do meu Brasil varonil leiam esta troca de carta entre o tal Cel Brilhante Ustra para outro Militar o Gen Div Luiz Cesário da Silveira Filho, a quem eles acham que podem enganar? quanta baboseira, até quando esses militares agirão assim? entra presidente, sai presidente e nada é feito. Que horror.

Adriane Moraes

O Corporativismo destes militares e políticos é uma real vergonha. Carta precatória? Demonstra a total culpas de todos no caso das torturas junto a Este que já ficou conhecido internacionalmente como o maior criminoso responsável pelo maior genocídio no país. Mostrem a cara! Infelizmente a covardia é maior né??? A estória se repete. Impunidade para os corruptos e criminosos.

Anônimo

Este caso não pode e não deve passar em branco. Não foi a toa que perdemos tantas vidas nas mãos destes criminosos. A família do Jornalista, Bete Mendes e outros que passaram por estas torturas não devem deixar cair no esquecimento. Cadeia para este criminosos. Uma hora abrirão os arquivos da ditadura, aí vai jorrar verdades tão temidas por estes covardes.

Anônimo

O assassinato do menino David Gutheberg - que era marinheiro de um navio inglês que estava ancorado no Porto do Rio de Janeiro - não foi uma tremenda tortura para seus familiares? Quem praticou este ato de tortura?

CSREIS

Não fossem os militares este país teria virado uma Cuba ou Venezuela. O objetivo dos terroristas vermelhos jamais foi a democracia e sim uma outra ditadura ainda pior como é a comunista. Engraçado q os "intelequituais" brasileiros adoram a ideologia vermelha mas ninguém quer ir para os países em q foi instalada. Qdo fugiram foi pra Londres, Paris, etc. Os q foram para estes "paraisos" foi apenas pra aprender táticas de guerrilha, atentados e sequestros. Muitos morreram pelas mãos destes terroristas mas a mídia em geral não lhes dá espaço pq já há muito está macomunada com esta escumalha.