1 de janeiro de 2011

Me tornei brasileira quando oPTei .



Este vídeo faz parte de minha vida como cidadã brasileira, de fato e de direito.
Meu primeiro voto foi de Lula e do PT, o primeiro e todos os outros.
Nasci na Espanha e fui trazida pelos meus pais, com 4 anos de vida, para o Brasil. Não foi uma opção minha, pois com 4 anos ninguém decide nada sobre sua vida.
Minha opção por ser brasileira veio na idade adulta. Vivi minha infância e juventude numa ditadura militar. Sofri, como todo o povo o brasileiro, o tempo triste e sombrio da história do Brasil, censura, perseguições, amigos presos e exilados. Não tinha a menor motivação para solicitar a cidadania brasileira. Vivi e sofri,como todo o povo brasileiro, a hiperinflação,o desemprego e a desesperança de ver um país justo e desenvolvido.
Quando surgiu o PT, surgiu no coração de muitos brasileiros a esperança de que algo novo estava nascendo. Me engajei desde a primeira campanha eleitoral em que o PT participou. Amigos me alertavam: "tome cuidado , não se exponha demais, pois você é estrangeira e não tem direitos políticos". Eram tempos bicudos aqueles.
A decisão de me naturalizar veio quando me sentia frustrada por militar, fazer campanhas para o PT e na hora de votar, ser barrada na festa democrática. Não votava!
Me naturalizei e votei pela primeira vez em Lula e no PT nas eleições de 1989 e desde então tenho votado no PT em todas as eleições.
Não escolhi o país em que nasci, não escolhi o Brasil para viver. Mas escolhi, com muita convicção, o Brasil que quero deixar para meus filhos e netos.
Hoje, 1 de janeiro de 2011, com muito orgulho e emoção posso afirmar: Fiz a escolha certa!
Nos últimos 8 anos, este país passou por transformações que não vivenciei durante toda a minha vida de Brasil. Tive o privilégio de viver o governo do melhor presidente que este país já teve. Tenho o privilégio de ver a posse da primeira mulher presidenta do Brasil.
Valeu a minha opção!
Valeu a luta!
Valeu a espera!
Tenho certeza que meus filhos e netos viverão num Brasil muito melhor do que eu vivi!

3 comentários

Construção Criativa

Pelo que se tem feito em macroeconômia espero que ou você seja dono de banco, ou que seus filhos tenham nacionalidade espanhola.

Avelina

Construção Criativa, você é um pândego.
Não sou dona de Banco nem de madeira, meus filhos são brasileiros e acreditam muito no futuro do Brasil.
Ainda bem, pois na Espanha o índice de desemprego é de 21% aqui no nosso Brasil é de 5%.
Quer trocar de nacionalidade?
Vá para a Espanha procurar trabalho e veja o que é bom prá tosse!

Unknown

Tenho a nacionalidade espanhola e tbm não troco o meu país por nada, tenho primos não só na espanha e sim por toda europa, as coisas por lá esta difícil, a maioria está desempregados ,sobrevivendo de auxilios sociais. Tenho uma amiga que disse q parece o brasil ants do Lula. Ela já est pensando em voltar. Pelo menos aqui ela não é descriminada como estrangeira.