23 de novembro de 2010

Lula concede a primeira entrevista exclusiva a blogueiros nesta quarta feira


Nesta terça feira, 23 de novembro os blogueiros progressistas foram surpreendidos por esta notícia, "Lula dará a primeira entrevista exclusiva a blogueiros".

Depois de algumas manifestações de espanto por parte de blogueiros que participaram do "Primeiro Encontro Nacional de Blogueiros", o espanto foi maior ao ler a notícia do site do Estadão.

Específicamente este parágrafo:

"A lista dos participantes foi estipulada após o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, realizado entre os dias 20 e 22 de agosto no Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo."

"“A gente convidou blogueiros que participaram do evento e têm participado de todos os encontros vinculados a esse movimento..."

Quando participamos do Encontro de Blogueiros nos dias 20/22 de agosto, em nenhum momento foi divulgada esta entrevista portanto, nenhum participante sabia da entrevista.

Eu, particularmente, não teria a menor condição de entrevistar o presidente Lula. Sou tiete do presidente e só conseguiria suspirar cara a cara com ele. Mas tem muita gente boa na blogsfera que poderia desempenhar muito bem o papel de blogueiro independente.

Os blogueiros que irão representar os progressistas foram muitíssimo bem escolhidos , tem competência técnica e são bastante conhecidos desse mundo, não há um único senão aos nomes escolhidos.

O problema é exatamente no "escolhidos".

A movimentação causada pelo Encontro de Blogueiros Progressistas nos deu a esperança de que novas idéias, novos atores e nova forma de fazer comunicação estava se delineando.

Nos encheu de otimismo por termos tido a oportunidade de discutir, nos dois dias do encontro, com anônimos e famosinhos da comunicação. Discutimos nossas angústias, a possibilidade de fazer comunicação em rede, divulgamos nossos bloguinhos, conhecemos pessoas que apenas líamos, vendo no encontro uma forma de troca de experiências e informações para, realmente, fazer de forma inovadora e democrática uma comunicação cidadã.

Nesse contexto que descrevi brevemente não combina o termo "muitíssimo bem escolhidos". Tenho certeza que a informação do Estadão foi distorcida, como tudo que a velha mídia faz, um blogueiro progressista não usaria esse termo. Quem escolhe quem vai escrever, ou entrevistar "muitíssimo bem" são os barões da mídia.

De resto é uma inovação que deve ser comemorada por toda a blogsfera, afnal o presidente Lula deu sua primeira exclusiva como presidente para a Globo, no Jornal Nacional e estará dando uma das últimas aos blogueiros progressistas.

Texto de Rosangela Basso e Avelina Martinez Gallego

================================

Reproduzimos a matéria do Estadão:


Bruno Siffredi, do estadão.com.br

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vai conceder nesta quarta-feira, 24, às 9h, uma entrevista coletiva para uma parte da blogosfera, que será transmitida ao vivo com exclusividade pelo Blog do Planalto. Será a primeira entrevista coletiva do presidente apenas para jornalistas que atuam na Internet.

Foi confirmada pelo Planalto a participação dos blogueiros Altamiro Borges (Blog do Miro), Altino Machado (Blog do Altino), Conceição Lemes (Viomundo), William (Cloaca News), Eduardo Guimarães (Cidadania), Leandro Fortes (Brasilia, Eu Vi), Pierre Lucena (Acerto de Contas), Renato Rovai (Blog do Rovai), Rodrigo Vianna (Escrevinhador) e Túlio Vianna (Blog do Túlio Vianna).

A lista dos participantes foi estipulada após o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, realizado entre os dias 20 e 22 de agosto no Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo.

O jornalista e blogueiro Renato Rovai, um dos organizadores do encontro, explicou que a lista dos participantes foi determinada pela comissão organizadora do evento, da qual também fazem parte Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Altamiro Borges, Conceição Lemes, Eduardo Guimarães, Conceição Oliveira, Rodrigo Vianna e Diego Casaes, visando dar espaço a blogueiros de todas as regiões do país.

“A gente convidou blogueiros que participaram do evento e têm participado de todos os encontros vinculados a esse movimento, de diversas regiões do país, para estar junto na coletiva de amanhã presencialmente”, explicou Rovai. Altino Machado, também responsável pelo Blog da Amazônia do Terra Magazine, representará a região Norte; Pierre Lucena, professor da Universidade Federal de Pernambuco, será o representante do Nordeste; Leandro Fortes, repórter da revista CartaCapital em Brasília, representará o Centro-Oeste; o Sul será representado pela presença de William, do Cloaca News. Os outros participantes são do Sudeste, região que concentra a maioria dos blogueiros do País.

Haverá também a possibilidade de enviar perguntas do público, através de um chat que será mediado pela assessoria da Presidência.


1 comentário

GILBERTO

Prezado Laerte:

Vai paticipar do Encontro Regional de Blogueiros Progressistas - Juiz de Fora/MG?