20 de outubro de 2010

Para calar a boca dos verdadeiros censores/Ranking mundial sobre liberdade de imprensa.

Brasil sobe em ranking mundial sobre liberdade de imprensa, diz ONG

Por: Agência Brasil


Brasília - O Brasil subiu 13 posições e ocupa o 58º lugar no ranking mundial de liberdade de imprensa, divulgado nesta quarta-feira (20) pela organização não governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Segundo um comunicado da organização, a melhora na lista ocorreu graças a uma “evolução favorável na legislação” do país.

No topo do ranking de liberdade de imprensa estão, empatados em primeiro lugar, a Finlândia, Islândia, Holanda, Noruega, Suécia e Suíça. Na outra ponta da lista, estão o Turcomenistão (176º), a Coreia do Norte (177º) e Eritreia (178º).

As informações são da BBC Brasil. “Um passo positivo foi dado às vésperas das eleições, com a revogação da lei que proibia caricaturar políticos”, disse o responsável pelas Américas da RSF, Benoît Hervieu.

Apesar da melhora do Brasil, Hervieu garante que é preciso prudência. “Ainda há problemas de violência” ligados à realização do trabalho da imprensa. Outro ponto negativo é a “censura prévia”, disse ele.


A ausência de violência grave contra a imprensa e uma maior sensibilização do Poder Público em relação ao acesso à informação também motivaram o salto do país. “Por último, o Brasil tem uma das comunidades mais ativas na internet”, diz o comunicado.

O relatório também destaca, em um capítulo intitulado Crescimento Econômico não Quer Dizer Liberdade de Imprensa, que o Brasil foi o único a evoluir no ranking entre o grupo do Bric (que inclui ainda a Rússia, Índia e China). A Índia ocupa a 122ª posição na lista; a Rússia, a 140ª; e a China, a 171ª.

“Ainda existe uma forte censura prévia no Brasil. Nos últimos anos vimos uma multiplicação de ataques nesse sentido”, diz Hervieu. Para ele, a Justiça brasileira sofre influência de políticos e toma decisões “ridículas, como proibir a citação de nomes e sobrenomes” em reportagens.

Hervieu minimizou a troca de acusações entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e parte da imprensa nacional durante a campanha eleitoral. “A posição da mídia ao dizer que as palavras de Lula são uma ameaça à imprensa é exagerada.”

2 comentários

Marilda Oliveira

NOVO CRIME ELEITORAL DO SERRA:
PEGO CIDADÃO A MANDO DO PADRE AFONSO DISTRIBUINDO FOLHETOS EM CAMPOS DO JORDÃO EM SP DIFAMANDO A DILMA EM NOME DA IGREJA CATÓLICA. Folhetos impressos na mesma gráfica no Cambucí do Kobayashi filiados ao PSDB do Serra. (Deu agora na TV)

Vejam quem é o Padre Afonso:

Deputado Estadual Padre Afonso Lobato, faz esquema com apresentador para enganar eleitores. Assista até o final e veja a conversa de bastidores deles em um programa ao vivo na TV Band Vale. Veja o vídeo na íntegra em: youtube.com/?watch?v=i4hYXDRJfEk

http://www.guba.com/watch/3000729559/Vazou-na-Net-esquema-de-Padre-Deputado-faz-eleitor-de-trouxa

Marilda Oliveira

O filme no YouTube foi censurado pelo padre assista pelo link