Brasil sobe em ranking mundial sobre liberdade de imprensa, diz ONG
Por: Agência Brasil
Brasília - O Brasil subiu 13 posições e ocupa o 58º lugar no ranking mundial de liberdade de imprensa, divulgado nesta quarta-feira (20) pela organização não governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Segundo um comunicado da organização, a melhora na lista ocorreu graças a uma “evolução favorável na legislação” do país.
No topo do ranking de liberdade de imprensa estão, empatados em primeiro lugar, a Finlândia, Islândia, Holanda, Noruega, Suécia e Suíça. Na outra ponta da lista, estão o Turcomenistão (176º), a Coreia do Norte (177º) e Eritreia (178º).
As informações são da BBC Brasil. “Um passo positivo foi dado às vésperas das eleições, com a revogação da lei que proibia caricaturar políticos”, disse o responsável pelas Américas da RSF, Benoît Hervieu.
Apesar da melhora do Brasil, Hervieu garante que é preciso prudência. “Ainda há problemas de violência” ligados à realização do trabalho da imprensa. Outro ponto negativo é a “censura prévia”, disse ele.
enquanto isso o censor Serra, caça a palavra da Revista Brasil
- Serra pediu 'segredo de Justiça' para censura à Revista do Brasil
- Serra se irrita com jornalista no RS e ataca imprensa
- Lula sobre investida contra RdB: 'Neste país, ser sério é uma afronta'
- Juristas rechaçam ameaça a liberdade de imprensa e lançam manifesto de apoio a Lula
- Colunista da Veja admite: imprensa é partido de oposição no Brasil
- Estadão faz 'jornalismo panfletário', diz analista
A ausência de violência grave contra a imprensa e uma maior sensibilização do Poder Público em relação ao acesso à informação também motivaram o salto do país. “Por último, o Brasil tem uma das comunidades mais ativas na internet”, diz o comunicado.
O relatório também destaca, em um capítulo intitulado Crescimento Econômico não Quer Dizer Liberdade de Imprensa, que o Brasil foi o único a evoluir no ranking entre o grupo do Bric (que inclui ainda a Rússia, Índia e China). A Índia ocupa a 122ª posição na lista; a Rússia, a 140ª; e a China, a 171ª.
“Ainda existe uma forte censura prévia no Brasil. Nos últimos anos vimos uma multiplicação de ataques nesse sentido”, diz Hervieu. Para ele, a Justiça brasileira sofre influência de políticos e toma decisões “ridículas, como proibir a citação de nomes e sobrenomes” em reportagens.
Hervieu minimizou a troca de acusações entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e parte da imprensa nacional durante a campanha eleitoral. “A posição da mídia ao dizer que as palavras de Lula são uma ameaça à imprensa é exagerada.”
2 comentários
NOVO CRIME ELEITORAL DO SERRA:
PEGO CIDADÃO A MANDO DO PADRE AFONSO DISTRIBUINDO FOLHETOS EM CAMPOS DO JORDÃO EM SP DIFAMANDO A DILMA EM NOME DA IGREJA CATÓLICA. Folhetos impressos na mesma gráfica no Cambucí do Kobayashi filiados ao PSDB do Serra. (Deu agora na TV)
Vejam quem é o Padre Afonso:
Deputado Estadual Padre Afonso Lobato, faz esquema com apresentador para enganar eleitores. Assista até o final e veja a conversa de bastidores deles em um programa ao vivo na TV Band Vale. Veja o vídeo na íntegra em: youtube.com/?watch?v=i4hYXDRJfEk
http://www.guba.com/watch/3000729559/Vazou-na-Net-esquema-de-Padre-Deputado-faz-eleitor-de-trouxa
O filme no YouTube foi censurado pelo padre assista pelo link
Postar um comentário