25 de fevereiro de 2009

OS ALIENISTAS DO SEC XXI OU COMO IMPOR A DEMOCRACIA DE ALGUNS À IMPERTINÊNCIA DE MUITOS



Temos acompanhado pelo Orkut, a intensa movimentação que está ocorrendo na maior comunidade de apoio ao presidente Lula, a “Apoiamos o Presidente Lula- PT”. Esta comunidade orkutiana chama a atenção de todos os que navegam pela internet, pelo grande número de membros participantes, em torno de 93.000, mas também por ser uma comunidade que já ultrapassou os limites do Orkut, tendo sido notícia em vários blogs na última campanha eleitoral para a Presidência da República.
Evidentemente, com um número de participantes tão elevado, é observada por muitos e levada em consideração em tempos de eleição, afinal 93.000 votos não é um número nada desprezível. Por isso, na segunda campanha para a Presidência da República, foi vítima da ação de hackers que excluíram o perfil de seu idealizador e proprietário, Alex Piero, e posteriormente a própria comunidade.
Através da ação pró-ativa de seus membros mais atuantes e da intervenção de membros do PT junto ao Google, a comunidade foi reestabelecida no Orkut e devolvida ao seu dono/idealizador.
Um novo ataque destes mesmos elementos ocorreu nas vésperas das eleições municipais de 2008, sendo que desta vez o dono não conseguiu reaver seu perfil no Orkut com tanta rapidez e a comunidade foi apropriada por um de seus moderadores para não cair em mãos de pessoas estranhas, ou contrárias aos objetivos da comunidade.
Até aqui não há novidade , nada que já não tenha acontecido com tantas outras comunidades do Orkut. Talvez este site de relacionamentos não tivesse a pretensão de se tornar tão popular como se tornou entre nós e não tenha previsto regras mais rígidas para seu funcionamento, o que já se faz necessário.

As últimas eleições nos EUA, descortinaram as imensas possibilidades que a internet oferece aos políticos e suas campanhas. A divulgação dessa estratégia de campanha utilizada por Barack Obama, põe o Cyberespaço em evidência e , entre nós, o Orkut começa a ser visto como um canal de divulgação política importantíssimo.

Voltando à comunidade “Apoiamos o Presidente Lula-PT”, o que estará acontecendo na simpática e eficiente comunidade para que tantos participantes estejam protestando contra um acontecimento, inédito em comunidades do Orkut e que, ninguém em seu juízo perfeito se manifestaria contrariamente?
Por quê pessoas com tradição na participação política do país desde a luta pela abertura política, o movimento das Diretas Já, movimentos sociais etc., estariam se posicionando contra eleições nesta comunidade, para eleger seu “proprietário” e moderadores?
Realmente está tudo muito obscuro para quem entra na comunidade para participar ou, apenas, observar. Não faz nenhum sentido ver pessoas que até ontem eram amigas virtuais, trocarem acusações, desconfiarem dos reais objetivos de cada um e de todos, terem seus perfis expulsos da comunidade, verem suas postagens apagadas- tudo em nome da democracia e de sua maior e mais eficaz arma - as eleições.
Os atuais dono/moderadores da comunidade estão sendo questionados por uma grande parcela da comunidade sobre sua legitimidade para conduzir o processo eleitoral, uma vez que o legítimo proprietário e idealizador da comunidade conseguiu recuperar seu perfil e voltou à comunidade.
Alguns querem que a comunidade volte às mãos do antigo proprietário e que este conduza o processo eleitoral para a escolha dos moderadores.
Os atuais dono/moderadores dizem que eleição é democrática e que levarão o processo adiante contra tudo e contra todos e que os que fazem críticas são anti-democráticos e contra eleições. Para isso, utilizam todos os meios que estão ao seu alcance como: expulsar membros que fazem críticas, desmoralizar membros mais aguerridos em seu linguajar, apagar postagens que denunciem o descontentamento com a forma que o processo está ocorrendo.

Estamos surpresos com toda esta movimentação, não se pode dizer que não é uma experiência inédita para quem via o Orkut como um site onde apenas se discute amenidades juvenis. Mas também nos surpreende esta nova forma de praticar a democracia.
Nos lembramos do personagem de Machado de Assis, Dr. Simão Bacamarte de “O Alienista” que com sua obsessão científica rotulou de loucos a todos os habitantes da cidade de Itaguaí e os trancafiou no manicômio.
Para quem não leu, ou não se lembra do personagem Simão Bacamarte, deixo abaixo uma pequena resenha do conto de Machado de Assis. Mas devo advertir aos leitores que qualquer semelhança é mera coincidência.


Por: La Pasionaria Ibarruri


___________________________________________________________

O Alienista Através da obsessão científica do Dr. Simão Bacamarte e de suas conseqüências para a vida de Itaguaí, Machado de Assis faz neste livro a crítica da importação indiscriminada de teorias deterministas e positivistas em nosso país.


Simão Bacamarte é o protagonista, médico conceituado em Portugal e na Espanha, decide enveredar-se pelo campo da psiquiatria e inicia um estudo sobre a loucura e seus graus, classificando-os. Funda a Casa Verde, um hospício na vila de Itaguaí e abastece-o de cobais humanas. Passa a internar todas as pessoas da cidade que ele julgue loucas; o vaidoso, o bajulador, a supersticiosa, a indecisa etc. Costa, rapaz pródigo que dissipou seus bens em empréstimos infelizes, foi preso por mentecapto. A tia de Costa que intercedeu pelo sobrinho também foi trancafiada. O mesmo acontece com o poeta Martim Brito, amante das metáforas, internado por que se referiu ao Marquês de Pombal como o dragão aspérrimo do Nada. Nem D. Evarista, esposa do Alienista escapou: indecisa entre ir a uma festa com o colar de granada ou o de safira. O boticário,os inocentes aficcionados em enigmas e charadas, todos eram loucos. No começo a vila de Itaguaí aplaudiu a atuação do Alienista, mas os exageros de Simão Bacamarte ocasionaram um motim popular, a rebelião das canjicas, liderados pelo ambicioso barbeiro Porfírio. Porfirio acaba vitorioso mas em seguida compreende a necessidade da Casa Verde e alia-se a Simão Bacamarte. Há uma intervenção militar e os revoltosos são trancafiados no hospício e o alienista recupera seu prestígio. Entretanto Simão Bacamarte chega a conclusão de que quatro quintos da população internada eram casos a repensar. Inverte o critério de reclusão psiquiátrico e recolhe a minoria: os simples, os leais, os desprendidos e os sinceros.
O alienista contudo, imbuído de seu rigor científico percebe que os germes do desequilíbrio prosperam porque já estavam latentes em todos. Analisando bem, Bacamarte verifica que ele próprio é o único sadio e reto. Por isso o sábio internou-se no casarão da Casa Verde, onde morreu dezessete meses depois, apesar do boato de que ele seria o único louco de Itaguaí, recebeu honras póstumas.

O enredo deste conto, além de discutir ironicamente as fronteiras entre a razão e a loucura, também coloca a questão do poder. Todos os que o exercem em Itaguaí, incluindo-se dentre eles o revoltoso barbeiro Porfírio, fizeram uma composição com Simão Bacamarte, o que sugere que tanto a razão quanto a loucura são usadas pelo poder, dependendo de seu interesse. Por isso nada foi feito de efetivo contra a Casa Verde, tendo disso os prisioneiros liberados pelo próprio alienista. Assim, podemos concluir esta primeira leitura possível com um pessimismo machadiano: 'O mal não parece estar no 'racional' ou no 'normal' mas no humano...'

Fonte: Netsaber

5 comentários

valdi

"Os atuais dono/moderadores dizem que eleição é democrática e que levarão o processo adiante contra tudo e contra todos e que os que fazem críticas são anti-democráticos e contra eleições. Para isso, utilizam todos os meios que estão ao seu alcance como: expulsar membros que fazem críticas, desmoralizar membros mais aguerridos em seu linguajar, apagar postagens que denunciem o descontentamento com a forma que o processo está ocorrendo."
EU SOU MODERADOR DA COMU EM TELA, MAS NÃO ME ENQUADRO NA DESCRIÇÃO ACIMA. DESDE O INICIO QUE DEFENDO A DEVOLUÇÃO SA COMU AO ALEX, E ESTE PROCESSE A ELEIÇÃO. SÓ ESSA RESSALVA EU FAÇO.

La Pasionaria

Olá Valdi, realmente não estava pensando em nnguém específicamente quando escrevi o texto. Peço-lhe desculpas se o ofendi, deixo registrado que todos os participantes da comunidade "Apoiamos Lula", com os quais conversei antes de postar, não tem uma única crítica a você, que tem se portado de maneira ética em todo esse episódio.
Ainda bem que você continua na moderação.

BRASIL MOBILIZADO

Muito bem lembrado, Valdi.
O que foi dito não foi para todos os moderadores, mas para 2 em particular, e para o "dono", Paulo.
Cabem desculpas pela generalização. Você tem toda razão!
Júlio Pegna

Ana Cristina Nadruz

como sempre os textos da Pasionaria são esclarecedores e oportunos!
como membro assiduo da comunidade Apoiamos o Presidente Lula-PT, só lamento os rumos que esta vem tomando. Que não se transforme na CAsaVerde.
Valdi é ponderado. Ainda bem que continua na moderação. Marlene Sena faz muita falta. Era presença diária e "salvou " a comunidade de ataques graves por diversas vezes. Infelizmente está desconectada.

Odete

Também sou membro com presença diária nesta comunidade e estou realmente triste com a postura de algumas pessoas, que não imaginava pudessem chegar a tal nível. Espero que Valdi e outras pessoas mais sensatas,e que tenham alguma influência sobre alguns "moderadores" possam fazê-los voltar à razão.