11 de fevereiro de 2009

Os Trapalhões





Os trapalhões, foi um programa humorístico, estilo pastelão que fez muito sucesso com as crianças da década de 80. Irreverentes, espontâneos, politicamente incorretos (para os dias de hoje), porém sem muita maldade e sem outro intuito que não fôsse dar audiência para a televisão e ficar em evidência durante o ano para atrair o público infantil para os seus filmes lançados nas férias.
Muitas das crianças que foram a platéia dos trapalhões da televisão, são hoje professores da rede pública paulista e atores coadjuvantes de outros trapalhões, não tão bem intencionados quanto os humoristas da TV, e outros não tão crianças, pois já estão na mesma rede de educação há, no mínimo, 16 anos.
Dezesseis anos, tempo que o PSDB está no poder no estado de São Paulo sem ter conseguido evitar a tragédia em que se transformou a educação pública, ou justamente por não querer evitar.

As trapalhadas de José Serra, de sua secretária da educação e outros atores menores.


No afã de mostrar serviço, de melhorar o desempenho da educação estadual , ou ao menos elevar os índices das avaliações da educação para mostrar na campanha presidencial de 2010. o trapalhão José Serra acabou proporcionando um dos maiores pastelões vistos ultimamente nas terras paulistanas. Os trapalhões da TV. não seriam capazes de tamanha proeza.
Vamos aos fatos:
Munidos de diagnósticos levantados por”técnicos gabaritados”, concluíram que a responsabilidade pelo fracasso da educação paulista é das famílias desestruturadas, dos alunos desmotivados e de professores mal formados. Como seria difícil intervir nas famílias e alterar a motivação dos alunos resolveram aferir os conhecimentos dos professores para classificá-los, por mérito de conhecimento e de tempo de serviço. e, assim extirpar o elemento causador do fracasso da educação.
Foi um fiasco!
Denúncias de vazamento de gabarito.
Três mil professores que fizeram a prova e apareciam no site da SEE como ausentes.
E outras trapalhadas mais.
A imprensa oficial do trapalhão José Serra, organizações Globo de radio e televisão, passaram o dia de ontem, 09/02/20010, fazendo chamadas de meia em meia hora, na rádio que toca notícia e à noite em rede nacional, para o terrível fato de que alguns professores que fizeram as provas tiraram zero. Alguns que fizeram a prova de sociologia, tiveram erros de português inacreditáveis ( interessante que só os professores de sociologia tiveram erros de português).
Porém, declarou a aspirante a trapalhona mor, ou melhor, a secretária de educação:... “a secretaria está de mãos atadas”, pois a APEOSP conseguiu na justiça, anular essa provinha e teremos que contratar esses professores.
Mas, como se dá a contratação de servidores públicos?
Não é através de concurso público?
Porque há professores que estão na rede estadual trabalhando há quase 20 anos como OFAS( que é nome que eles dão aos professores não concursados) sem ter prestado concurso público? Isso não é inconstitucional?
Se há tanta carência de professores na rede estadual, porque os sucessivos governadores do PSDB não fizeram concurso público para zerar essa carência?
Bem, que eu saiba, essa tal provinha, organizada e aplicada pela própria secretaria de educação, não é exatamente um concurso público, por isso a APEOSP conseguiu que fosse anulada, pois houve várias denuncias de irregularidades como vazamento do gabarito, pacotes de provas abertas, suspeitas de favorecimento, etc.
Resumo da ópera, hoje dia 11 de fevereiro as aulas das escolas públicas deveriam estar se iniciando, foram adiadas para 16 de fevereiro graças a lambança do trapalhão José Serra, .Os alunos agradecem mais alguns dias de férias.
Quero deixar bem claro, que não sou contra avaliar o desempenho de qualquer profissional, principalmente quando ele é pago com dinheiro público. Mas fico me perguntando, se durante 16 anos esses professores serviram para a secretaria de educação, de repente um ano antes das eleições, eles não serve mais, viraram material reciclável?
A elegante secretaria da educação, que nunca deve ter visto ao vivo e em cores uma escola pública paulista, declarou que agora será preciso “capacitar esses professores”.
Só agora?
Quem capacitará esses professores?
As mesmas faculdades que os formaram? Mas se não formaram bem, como é que vão capacitar?
Pra terminar, pois estou ficando muito rabugenta, gostaria muito que me contassem quem foi que autorizou o funcionamento de centenas de “faculdades duvidosas”, que proliferaram como bactérias, no governo de FHC e que são as responsáveis pela formação desses professores.
Mas, são muitas perguntas que dificilmente alguém responderá. Porém, de uma coisa dá para ter absoluta certeza:
Se essa trapalhada tivesse sido feita pelo governo federal, hoje já teríamos dezenas de deputados e senadores valentemente pedindo uma CPI da educação. As organizações globo, noticiando e entrevistando os indignados e nobres políticos pedindo a cabeça do Ministro da Educação Fernando Hadadd, pois a do Lula não se atrevem mais a pedir.

Por: La Pasionaria Ibarruri

Seja o primeiro a comentar!