4 de maio de 2013

A SEMANA - PITIGRILLI





A SEMANA II

PITIGRILLI


Laerte Braga


A semana começou com Barack Obama anunciando que é preciso fechar o campo de concentração de Guantánamo, aludindo que sua existência nega os valores norte-americanos. Existem 166 presos há mais de 10 anos em Guantánamo e mais de 30 dias em greve de fome. Estão sendo alimentados a força por militares norte-americanos e segundo o Alto Comissariado dos Direitos Humanos das ONU, através de métodos desumanos, incluindo tortura.

Dino Segre, conhecido como Pitigrili, morreu na Argentina em 1975 e deixou uma obra extensa regada pelo existencialismo. Crítico ácido da moral burguesa, era italiano e seus personagens eram homens e mulheres do saber, lutando para se libertar dos seus universos vazios. O pseudônimo segundo ele é porque gostava de colocar os “pingos nos isss”. Escandalizou à sua época, mas terminou voltado para o espiritismo e ciências ocultas. Era italiano.

Segundo ele a luta se dava ao abrirmos mão do eu como centro do universo e nos entregávamos ao amor, a vida, superando mágoas, revoltas, que chamava de sentimentos menores.e debilidades diante das lutas maiores que afirmavam o ser humano.

Gilmar Mendes é ministro do que chamam Suprema Corte no Brasil e com uma liminar impediu o Congresso Nacional de apreciar, discutir e votar um projeto sobre partidos políticos. É um dos principais líderes da facção tucana numa corte onde escritórios de advocacia fazem festa para comemorar o aniversário de um ministro dúbio, tíbio e sem condições morais de exercício do cargo.

Gilmar Mendes tem o dom do que chama “enfrentamento”, no duro mesmo a vocação jagunça de quem domina uma cidade a ferro e fogo .É ligado a banqueiros, a tucanos, e a grandes empresários e tem um instituto onde emprega jornalistas para silenciar a mídia.

Na área do Judiciário, onde a paquidérmica lerdeza e a corrupção começam a despontar com força total, o presidente da Corte transformou-se em em Henrique IV d breve vai estar pedindo um cavalo por seu reino, pois o julgamento do mensalão  indo para o brejo e a transcrição dos acórdãos  omite fatos, debates, ignora provas e quer que as defesas dos réus em poucos dias leia oito mil páginas e apresente seus recursos. O relator foi Joaquim Barbosa, em desesperada tentativa de vir a ser a primeira estrela da república.

É sabido que ministros da tal corte se dirigiram a ministros da corte internacional da OEA, na tentativa de evitar que os recursos dos acusados sejam aceitos se for o caso. O medo da desmoralização. Se desmoralizam sozinhos, não conseguem amarrar cadarços de seus próprios sapatos.

O primeiro de maio brasileiro foi um fiasco a exceção das pequenas manifestações, mas consistentes de partidos e grupos populares, ou centrais menores. As grandes centrais transformaram o ato de luta dos trabalhadores em festa regada a Aécio Neves (destruiu a saúde e a educação em Minas), a manifestações político-partidárias  e Dilma Roussef usou o principal palanque, o eletrônico para enviar sua mensagem de candidata a reeleição.

Todos vão ter que fazer milagres, embora a presidente saia com grande vantagem. É que as contas do País estão indo para o brejo e Dilma vai ter que adotar a política dos militares, um pouco de inflação para gerar desenvolvimento e isso pode destrambelhar tudo,

Pitigrilli tem razão, as pessoas não percebem que ganham no amor, desde a mais tenra manifestação, até a mais grandiosa de todas, pois fora do amor não existe sequer luta, só vazio e vazio se preenche, sem disfarces ou jogos, mas com coragem e até perdão. 










Seja o primeiro a comentar!