11 de novembro de 2012

Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa

Enquete: qual ação mais importante para garantir a alfabetização na idade certa?
O que vai ser mais decisivo para garantir que as quase oito milhões de crianças cursando os três primeiros anos do ensino fundamental sejam alfabetizadas na idade certa – até os oito anos? Investimento em formação, livros didáticos, avaliações periódicas? O Blog do Planalto quer saber a sua opinião. Vote na enquete na barra lateral da página!
Alfabetização aos oito anos
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, anunciado na última quinta-feira (9), no Palácio do Planalto, visa garantir que as crianças sejam alfabetizadas com até oito anos, ao cursar o terceiro ano do ensino fundamental. Com orçamento de R$ 2,7 bilhões, o programa envolve esforços do governos federal, estadual e municipal para formação continuada de 360 mil professores, além da compra de material didático e avaliação dos estudantes. Nesta sexta (9), a presidenta Dilma Rousseff voltou a ressaltar a importância do programa na inauguração de uma adultora em Ganambi (BA).
“O governo federal vai fazer o possível e o impossível. Nós vamos colocar dinheiro em todas as escolas. Nós consideramos que a professora que alfabetiza é uma pessoa que a gente tem de fazer por ela tudo o que for preciso, porque ela é a grande heroína do professorado do nosso país. Se essas crianças tiverem uma boa educação, nós vamos ter engenheiros, ótimos técnicos, ter cientistas, nós vamos ser aquele país que nós queremos: com emprego de qualidade cada vez melhor. Nós vamos ser um país que é o país que todos nós sonhamos, em que o mínimo de renda seja de classe média.”
Íntegra da apresentação feita pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante

1 comentário

Dedetizadora

As relações entre a democracia e a educação são indissolúveis. Uma não pode se separar da outra. Parece estranho o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, querer reunir Lula e FHC em uma campanha publicitária do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Infelizmente, a ideia foi desfeita pelo Planalto. Com certeza, FHC que topou, em muito iria contribuir. Pena que as divergências políticas falaram mais alto.

Abraços,
Dedetizadora