10 de junho de 2012

A reluzente juventude malufista do passado e os serristas de hoje.

Fiquei perplexa com a matéria do Folha.com de hoje,sobre o relevante assunto da repaginada no visual do candidato José Serra.
Falta de assunto ou campanha "velada" do eterno candidato dos Frias?
Sei lá, posso ser meio antiquada, mas me parece absolutamente fútil uma reportagem para divulgar que o candidato José Serra resolveu "inovar" na aparência, já que na essência continua o mesmo.
Veja a reportagemda Foha.com:



Serra inova no guarda-roupa e mostra preocupação com imagem


DANIELA LIMA

DE SÃO PAUL




Há cerca de um mês e meio, o pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, decidiu ir às compras. Desembarcou nas lojas do bairro dos Jardins e voltou para casa com quatro calças novas, algumas camisas e a ideia de modernizar o visual.
Aos 70 anos, Serra é o mais velho dos candidatos a prefeito da capital. Seu principal adversário, o petista Fernando Haddad, tem 49 anos de idade e procura realçar a diferença ao se apresentar aos eleitores. "Um homem novo para um tempo novo", diz o slogan de sua campanha.
Para combater a ideia de que seria o representante da velha política na campanha deste ano, Serra introduziu em seus discursos a palavra "inovação", que, segundo ele, é a marca que deixou em todos os cargos que ocupou.
"Os genéricos foram, ao seu tempo, uma inovação no Ministério da Saúde", disse num evento recente de sua campanha, referindo-se ao período em que comandou o ministério, de 1998 a 2002.
Agora, Serra decidiu levar a inovação também para o guarda-roupas. O pré-candidato tem vestido peças diferentes das que usou na eleição presidencial de 2010.
Ele abandonou a combinação usual de calça caqui com camisa azul e tem aparecido em público vestindo jeans, camisa branca e sapatênis. Na última edição da Virada Cultural, evento que atrai público majoritariamente jovem, completou o visual com uma jaqueta preta de zíper.
Assessores do tucano negam que sua equipe de marketing tenha contribuído para que isso ocorresse e dizem que qualquer tentativa de mudar radicalmente a imagem do candidato seria vista pelos eleitores como falsa.
Mas o próprio Serra tem demonstrado preocupação com o rejuvenescimento de sua imagem. Na semana em que foram ao ar os primeiros comerciais do PSDB em que ele apareceu neste ano, o candidato disse ter ficado satisfeito com o resultado. "Minha tia me telefonou e disse que eu estou uma criança no vídeo", contou num evento.
Há poucos dias, ele decidiu trocar os óculos por um modelo mais moderno. Os amigos procuram ajudar também. O ex-secretário de Cultura Andrea Matarazzo deu camisas novas de presente.
O governador Geraldo Alckmin deu apoio moral. Há uma semana, em evento da juventude do PSDB, ele disse que o mundo mudou: "Antes, a pessoa com 70 anos era idosa. Hoje, é um brotinho".
Ilustração Fabio Abreu/Folhapress

Entretanto, ao ver a "relevante" informação política sobre o candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, lembrei-me de uma reportagem do Folha de São Paulo, dos anos 80 sobre os eleitores de Paulo Maluf
O artigo descrevia o "ethos" do ser Malufista, suas preferências na moda, seus modos refinados, suas rotinas de trabalho e até suas preferências sexuais ( já que eram um grupo endogâmico).
Com ajuda do amigo @pagina2, que localizou a reportagem da Folha Ilustrada de 15 se setembro de 1984,  pude concluir que:

A Reluzente juventude Malufista de 1984 é o eleitorado de José Serra em 2012.
Vejam a reportagem de 1984:

Desnecessário dizer que os articulistas ( das duas matéria)  são de épocas diferentes. Tem formações diferentes e, obviamente, intenções diferentes. A FSP também não é mais a mesma FSP de 1984, ou ao menos já não  consegue mais enganar a tantos. Ma uma coisa salta aos olhos do leitor mais atento:

A Reluzente Juventude Malufista de 1984 são os eleitores de José Serra hoje e o José Serra é hoje o Maluf repaginado com a ajuda da Folha de São Paulo.  


Seja o primeiro a comentar!