16 de maio de 2012

Quando José e Zé se encontram


Quando José e Zé se encontram







A consulta ao nome do ator José de Abreu na Wikipédia nos informa que são 47 os personagens que ele encarnou apenas na televisão (no cinema foram ouros 24). Ou seja, por si só os números já explicariam que o ator é dos bons. Dos muito bons. Ou alguém ainda acredita que escalações baseadas em pistolão ou rostinho bonito duram mais que 3 trabalhos? O ator Zé de Abreu nunca foi modelo de padrão de beleza e sempre recusou o rótulo de celebridade. Poucas foram suas capas de revistas. Sua vida pessoal pertence apenas à ele.
É isso? Não,tem mais. O cidadão José Pereira de Abreu Junior é um militante , de acordo com o dicionário, alguém que está em exercício da política, que luta por algo em que acredita. De Nietzsche ou de Adriana Calcanhoto vem sua trilha sonora: Ele gosta dos que tem fome, dos que morrem de vontade, dos que secam de desejo, dos que ardem. Você pode não compartilhar das mesmas idéias e ideais do cidadão José Pereira. Mas não conseguirá ficar indiferente ao ator Zé de Abreu.
O cidadão incomoda por nunca se esconder atrás do ator. O ator incomoda por nunca deixar de ser o cidadão.
E nessa convivência entre os dois Josés, independentes e igualmente admiráveis, uma cena protagonizada pelo Zé ator, como seu atual personagem - Nilo- (o "véio" insano do lixão em Avenida Brasil) conseguiu a exata junção  entre o cidadão e o artista. Na cena, Nilo se prepara para uma festa em que não foi convidado na mansão da vilã Carminha. Ele liga um velho rádio de pilha, e com um belíssimo fundo musical  se despe das roupas esfarrapadas, substitui o fedor do lixão por perfume barato, se barbeia, penteia os cabelos oleosos, veste um terno, se apruma ,acende seu charuto, toma uma talagada de pinga e sai. É sua passagem, ou tentativa de, de um universo para outro. Mas a miséria moral ficou impregnada.
A cena durou exatos 1 minuto e 40 segundos. E foi nesta fração de tempo que quem assistiu pode entender que novela pode sim produzir arte da melhor qualidade. E que quando os dois Josés se encontram, são imbatíveis.
O cidadão já foi preso, exilado, perseguido. O ator é soberbo, estupendo, comovente.
Ambos devem ser aplaudidos de pé

do blog Cativeiro da Carminha

Seja o primeiro a comentar!