1 de maio de 2012

Convite:Pré-estreia com debate do filme UMA LONGA VIAGEM, de Lúcia Murat


Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Cultural
apresentam no

Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 – Luz
Auditório Vitae – 5º andar

Pré-estreia com debate do filme
UMA LONGA VIAGEM, de Lúcia Murat

É com muita satisfação que o Memorial da Resistência de São Paulo realiza a pré-estreia e debate de UMA LONGA VIAGEM, um filme dirigido por Lúcia Murat. O filme acompanha a história de três irmãos, com a linha dramática conduzida pela trajetória do caçula que vai para Londres, em 1969, enviado pela família, para não entrar na luta armada contra a ditadura no Brasil, seguindo os passos da irmã. Durante os nove anos em que viaja pelo mundo, ele escreve cartas. O documentário apresenta cronologicamente algumas dessas cartas, entrecortado por entrevistas com o irmão. Os comentários em off da irmã, presa política que virou cineasta e viaja pelo mundo, diferentemente do irmão, obrigado a enfrentar diversos problemas em suas viagens, fazem um contraponto à entrevista e às cartas.
Um documentário que evoca a memória, não só pela forma como é feita a investigação, mas, também, sobre o tema central do filme: a morte do terceiro irmão. O filme estreia em São Paulo, no dia 11 de maio.
UMA LONGA VIAGEM foi exibido no Festival de Paulínia e recebeu o Prêmio da Crítica de Melhor Documentário, além dos prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Direção de Arte, Prêmio do Júri Popular e Prêmio Estudantil no Festival de Gramado.
Cartas, fotografias e cartões postais utilizados no filme serão expostos numa vitrina no Centro de Referência do Memorial da Resistência a partir do dia 27 de abril.
Saiba mais sobre o filme acessando o link http://www.taigafilmes.com/longaviagem/index.htm
Assista ao trailer por meio do link http://youtu.be/FYturHzPAeQ
Em virtude da limitação de vagas, os interessados deverão retirar a senha com 30 minutos de antecedência. 

Seja o primeiro a comentar!