13 de abril de 2012

documentário"Quarto Poder" importante para o momento brasileiro



Quarto Poder:  documentário sobre os meios na sociedade da informação




Apesar das supostas diferenças ideológicas dos grandes meios de comunicação espanhóis, seus relatos são unânimes em condenar e caracterizar o governo venezuelano como uma ameaça à paz regional e da democracia.
A equipe de Três y un perro saiu às ruas para investigar os hábitos de consumo de informação do espanhol, sua percepção sobre o papel da mídia e do conhecimento da política nacional e internacional.
Surpreendentemente, os entrevistados podem não saber quem é primeiro ministro italiano ou o  britânico, o presidente russo ou o presidente da Argentina, mas todos sabem quem é o presidente venezuelano, Hugo Chávez, a quem consideram um ditador.
Este é o ponto de partida de "Quarto Poder", um documentário que explora o papel social dos meios de comunicação, abordando questões como a concentração dos meios mediáticos, liberdade de expressão, o direito à informação, propaganda,   e formação da opinião pública.
"Quarto Poder" tem um estilo direto e austero, deliberadamente despojado de todos os adornos. A propaganda e manipulação, como afirma Ignacio Ramonet, são baseados na idéia de que "só o que sente é verdade."
"Quarto Poder", ao contrário, parte da ideia de que só o que se entende completamente o que pode levar a um  sentimento profundo e sincero.
"Cuarto Poder" apela, portanto,  à razão, à compreensão, e renuncia a qualquer efeito visual ou musical  que pretenda criar cumplicidade sentimental de sua audiência sobre a razão. "Quarto Poder" expõem fatos, dados e informações em um discurso caleidoscópico declarado por sociólogos, filósofos e jornalistas e articulados em uma estrutura narrativa entendida como um processo de reflexão.
Traduzido do site El Ciudadano.cl
 Veja o documentário no link. é longo, mas vale por uma aula de jornalismo

1 comentário

rodrineto

Ver, entender e divulgar. Fantástico!! E pensar que assim, mentindo,manipulando,seduzindo Hitler conseguiu o apoio dos Alemães para a segunda grande guerra.