16 de dezembro de 2011

Tucano não cumpre lei. Alckmin recorre contra piso de professor


Publicado em 15-Dez-2011 no site do Zé Driceu

Image
Geraldo Alckmin
Sabe aquela promessa do governador tucano Geraldo Alckmin, de que não cumpriu até agora, mas que em 2012 vai cumprir a lei do piso salarial nacional de professor? Lembram que ele disse que passaria a obedecer a lei no tocante à carga horária da jornada de trabalho dos professores? Pois é, até o momento ele não emitiu nenhuma resolução que concretize a promessa. Nenhum ato, nenhum ação.

Pôs uma pedra em cima. Deve ser aquilo que o parceiro tucano dele, José Serra, chama de "tititi", "trololó" e que, também, pode ser considerado propaganda enganosa de governo. Agora, tem um lado pior nessa história: Geraldinho não só não fez coisa nenhuma para cumprir sua promessa, como no último dia 13, anteontem, ingressou com recurso na Justiça para derrubar a liminar e, portanto, não implementar a composição de jornada prevista na lei do piso salarial profissional nacional, uma conquista histórica dos professores brasileiros.

A denúncia é feita pela Maria Izabel Azevedo Noronha, presidenta da Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) e está publicada no site oficial da entidade.

É a segunda vez que tucanos recorrem contra o piso

Preciso dizer mais? Mais, nada. Sem comentários. Só lembrar que é a 2ª vez que tucanos recorrem à Justiça para derrubar o piso salarial nacional de professor. Da outra vez,  via parceiros deles, os  governadores de então de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) arguindo inconstitucionalidade da lei. Foram derrotados. E lembrar que em Minas Gerais encerrou-se há poucos dias uma greve de professores de mais de 100 dias, exatamente porque o governo tucano do Estado não cumpre a lei e não paga o piso salarial nacional.

Recomendo a leitura de artigo da presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de são Paulo (APEOESP), Maria Izabel Azevedo Noronha, intitulado "Governo Estadual se contradiz e ingressa com recurso contra aplicação da lei do piso".

Foto Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

2 comentários

Arthur da Távola

Descumprir a lei é uma vergonha. Já que SP paga aos professores 60% a mais que o piso nacional, pq o governador insiste em ficar teimando?

Anônimo

Elementar meu caro Arthur,
descumpre a lei federal que estabelece 1/3 da jornada de trabalho, fora da sala de aula para: formação/trabalho pedagógico/preparação de aulas/correção de provas, pois não há professores suficientes na rede . Como o choque de gestão tucano tem como máxima "enxugar" a máquina", há um déficit de professores absurdo.
Tá ruim, mas sempre pode piorar. Março promete muita mobilização e grve dos professores em São Paulo.
Mas, já sabemos que o governador vai atribuir isso às eleições municipais.
Quem não conhece esse governo/partido que ocompre!