2 de dezembro de 2011

O Triunfo da Peste

"Entre tanta aflição e tanta miséria de nossa cidade, a autoridade das leis, quer divinas quer humanas desmoronara e dissolvera-se. Ministros e executores das leis, tanto quanto outros homens, todos estavam mortos, ou doentes, ou haviam perdido os seus familiares e assim não podiam exercer nenhuma função. Em conseqüência de tal situação permitia-se a todos fazer aquilo que melhor lhes aprouvesse". - Bocaccio definindo a Peste Negra no livro O Decamerão


                                                                      
"A sociedade medieval nunca se recobrou dos resultados da praga. Tantas pessoas haviam morrido que houveram sérios problemas de mão de obra em toda a Europa. Isso fez com que trabalhadores pedissem maiores salários. No fim do século XIV revoltas de camponeses aconteceram na Inglaterra, França, Bélgica e Itália.


A doença também cobrou sua dívida na igreja. Pessoas durante a era cristã rezaram com devoção para serem liberados da praga. Por que essas preces não foram atendidas? Um novo período de distúrbio político e questionamento filosófico surgiam à vista.


Calcula-se que a peste negra tenha matado mais de 25 milhões de pessoas entre 1347 e 1352. Ou seja, a peste bubônica sozinha dizimou cerca de 1/3 da população na Europa em apenas cinco anos. Isso sem contar a imensidão de orfãos e viúvas deixados no rastro da epidemia." - 


Fonte: Joffre M. de Rezende, Prof. Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, Membro da Sociedade Brasileira e Sociedade Internacional de História da Medicina.
                                                                             


"Precisamos refundar a Europa!" disse Nicholas Sarkozy com a tradicional empáfia gaulesa. Só  faltou completar: "por Tutatis!", como o Asterix. Madame Lagarde, do Fundo Monetário Internacional, veio pedir uns trocados à Dilma. A Europa está quebradinha, quebradinha e só descobriram isso agora.

Nicholas, mon ami, a Europa está quebrada desde a Peste Negra, ou seja, tem 700 anos que os europeus vivem de explorar colonizar, achacar, humilhar a África, o Oriente Médio e a América Latina, com  seus exércitos, porque não tem condições de produzir riquezas. 

Mas agora a coisa mudou para o nosso lado - mudou pouco ainda, mas mudou - Sarkozy e a alemã Merkel endurecem os discursos contra os outros países da "Zona (zona?!... tudo a ver) do Euro", Mário Soares mete o cacete nos dois, e o FMI - anagrama de fim - vai (vem) pedir socorro financeiro aos BRIC's. Que ironia, a China faz parte dos BRIC's e é de lá que veio a Peste Negra. 

O Euro virou Neuro.


.                                                    Quadro o Triunfo da Peste de Bruegel

Seja o primeiro a comentar!