2 de dezembro de 2011

Estudantes da UnB fazem novo vídeo sobre Belo Monte



Com bom humor e muita informação didática, agora foram os estudantes da Universidade de Brasília (UnB) que produziram um vídeo sobre a polêmica em torno da construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, na Floresta Amazônica, no estado do Pará.



Primeiro, foram os atores globais que lançaram o Movimento Gota D’Água, contra a construção de Belo Monte. Depois, os estudantes da Universidade de Campinas (Unicamp) com o seu Movimento Tempestade em Copo D’Água?, que contesta as indagações dos atores. 

Agora, alunos da UnB aproveitaram as imagens do vídeo protagonizado pelos globais para responder as indagações feitas pelos atores. Todos os argumentos, apoiados em gestos e encenações dos globais, são desmontados um a um pelos estudantes de Brasília. 

Confira o vídeo:





com informações do site Pragmatismo político via Portal Vermelho

1 comentário

Anônimo

O cientista e ecologista canadense Patrick Moore é o que se pode chamar de polemista de carteirinha. Um dos fundadores do Greenpeace, na década de 1970, Moore chegou aos 64 anos de idade como um grande defensor das causas que antes renegava, como a energia nuclear e os alimentos transgênicos. Foi o bastante para receber a alcunha de “Eco Judas”.

DINHEIRO – O sr. tem dedicado boa parte de seu tempo em defender o uso da energia nuclear. Os últimos acontecimentos, especialmente na Usina de Fukushima, no Japão, mostraram que essa opção apresenta riscos elevados, não acha?
MOORE – A organização à qual estou vinculado, a Greenspirit Strategies, gasta boa parte de seu tempo debatendo sobre as poucas opções da humanidade para a geração de energia em larga escala. Nossa conclusão é de que a energia nuclear é uma das mais sustentáveis. Nos meus tempos de Greenpeace, eu combati essa modalidade. Contudo, mudei de ideia. As partículas nucleares não são vilãs. Tanto isso é verdade que elas são usadas na medicina e se constituem na forma mais eficiente de gerar energia, por serem limpas e seguras



Vide: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/74882_A+ENERGIA+NUCLEAR+E+EFICIENTE+LIMPA+E+SEGURA

Bem, é fácil colocar : "Co- fundador" do greenpeace ...mas como a entrevista mesmo fala um dia ele defendeu uma tese diferente ...estranho... o que fez ele mudar?