22 de outubro de 2011

Comentário do leitor Guilherme Scalzilli, sobre a atuação da blogsfera.



 Damos destaque ao comentário do leitor Guilherme Scalzilli pela sua relevância:





Guilherme Scalzilli disse...




Orlando cai?


Certos analistas vêm apresentando um comportamento estranho diante da fritura explícita do ministro Orlando Silva. Todos concordam que a Veja utiliza fonte inconfiável, que há falhas na denúncia, que parece orquestração da Fifa e da CBF, que é subterfúgio para desviar o foco do “mensalão da Alesp” e do eventual sucesso brasileiro nos Jogos Pan-Americanos, e por aí vai. Mas, sacumé, defendem que ele peça demissão até provar sua inocência. Ora, se essas objeções não bastam para alguém repudiar os ataques, o que seria necessário?


Pela enésima vez, parte da blogosfera cai na pauta mequetrefe da pior mídia corporativa, reproduzindo seu conteúdo em vez de checá-lo dignamente. Com a ajuda da blogosfera, o golpe baixo na reputação alheia vira um crime perfeito. O farisaísmo ético da oposição ganha ares republicanos e o jornalismo investigativo se rebaixa a publicar delações premiadas de bandidos notórios (algo que jamais serviria para envolver José Serra). Mesmo que processe os malditos, a vítima passará uma eternidade lutando contra o véu de suspeita, que a acompanhará onde estiver.


A Folha de São Paulo acaba de publicar uma retratação determinada pela Justiça para limpar uma ínfima parte do prejuízo causado a um cidadão. Foram treze anos desde a publicação do material difamatório. Há quase sete anos esperamos uma conclusão definitiva sobre o chamado “mensalão do PT” (sim, há outros), que serviu para expor dezenas de pessoas na imprensa diária.


Não sei se Orlando Silva e o PC do B são inocentes. Mas acho que deveríamos acompanhar o episódio lembrando que vai demorar um bocado para termos qualquer certeza a esse respeito. A Copa e as Olimpíadas terminarão bem antes.

2 comentários

Anônimo

Lembra também o episódio da Somália, em que demonizaram os "piratas", que estavam defendendo seu país.
Há um vídeo no youtube como nome de - a verdade sobre os piratas da Somália - que mostra. Europeu e americano roubando o atum da costa da Somália. São navios cheios de peixe, para serem ci. sumidos por gente que fica tristinha pela fome deles ao vê-los esquálidos em fotografias.
Também neste vídeo é mostrada a grande lixeira em que se transformou o mar da Somália, com lixo tóxico e atômico oriundos da Europa e EUA, além do relato de mais de mais 40% de casos de câncer naquela população.
E pensar que todos nós achávamos que eles é que eram os bandidos.

O Regional

fato.