21 de setembro de 2011

REPROVAÇÃO ESCOLAR ? NÃO, OBRIGADO !






No ano que vem teremos eleições Municipais.
Novamente veremos, candidatos a prefeitos e vereadores discursando veementemente sobre a necessidade de melhorar a educação pública. 
Todos se mostrarão preocupados com a educação pública, prometendo ser mais eficiente que seus antecessores e tentarão passar para o eleitor a imagem de profundo conhecedor do tema.
Como diz uma professora amiga minha: "Em época de eleição todos viram especialistas  em educação"
Em São Paulo, particularmente, há várias eleições  os candidatos a governadores, de todos os partidos fazem críticas à progressão continuada para ganhar a simpatia do eleitorado. 
Mirando no leão o que fazem é acertar o coelho.
Há quase 18 anos o PSDB está no poder em São Paulo e merece todas as críticas que se possa fazer, pois foram ineficazes, incompetentes e nunca tiveram como prioridade de governo a qualidade da educação pública.
Porém, atacar a progressão continuada( que nunca foi implantada em São Paulo em sua plenitude e com seriedade, mas apenas com o objetivo de melhorar as estatísticas de reprovação e evasão escolar) é prestar um desserviço à educação e a população, que introjetou em seu imaginário que todos os males da educação são culpa da progressão continuada.
Na última eleição para o governo do estado de São Paulo até o candidato do PT Aluísio Mercadante caiu nessa armadilha e perdeu votos de educadores que entendem a importância da progressão continuada como proposta pedagógica para melhorar a carcomida escola brasileira. 
O texto abaixo, de maneira didática, põem um pouco de luz sobre esse tema. 
Leitura útil para professores, pais de alunos e, principalmente, para os futuros candidatos a prefeitos, para não ouvirmos mais discursos equivocados e vazios.







REPROVAÇÃO ESCOLAR ?   NÃO, OBRIGADO !
Vitor Henrique Paro

Pouca coisa é tão cercada por equívocos, em nossa escola básica, quanto a questão da reprovação escolar, que se perpetua como um traço cultural autoritário e anti-educativo.

Começa pela abordagem errônea de avaliação da qual se sustenta. Em toda prática humana, individual ou coletiva, a avaliação é um processo que acompanha o desenrolar de uma atividade, corrigindo-lhe o rumo e adequando os meios aos fins. Na escola brasileira isto não é considerado. Espera-se um ano inteiro para se perceber que tudo estava errado. Qualquer empresário que assim procedesse estaria falido no primeiro ano de atividade, E mais: em lugar de corrigir os erros, repete-se tudo novamente; a mesma escola, o mesmo aluno, o mesmo professor, os mesmos métodos, o mesmo conteúdo... É por isso que a realidade de nossa escola não é de repetentes, mas de multirrepetentes.

Absurdo semelhante ocorre quando se trata de identificar a origem do fracasso. A atividade pedagógica que se dá na escola supõe um quase infindável conjunto de atividades, de recursos, de decisões, de pessoas, de grupos e de instituições, que vão desde as políticas públicas, as medidas ministeriais, passando pelas secretarias de educação e órgãos intermediários, chegando à própria unidade escolar em que se supõem envolvidos o diretor, seus auxiliares, a secretaria, os professores, seu salário, suas condições de trabalho, o aluno, sua família, os demais funcionários, os coordenadores pedagógicos, o material didático disponível, etc., etc. Mas, no momento de identificar a razão do não aprendizado, apenas um elemento é destacado: o aluno. Só ele é considerado culpado, porque somente ele é diretamente punido com a reprovação. Como se tudo, absolutamente tudo, dependesse apenas dele, de seu esforço, de sua inteligência, de sua vontade. Para que, então, serve a escola?

Essa pergunta, aliás, vem bem a propósito da forma equivocada e anticientífica como se concebe o ensino tradicional ainda dominante entre nós. Apesar de a Didática ter reiteradamente demonstrado a completa ineficiência do prêmio e do castigo como motivações para o aprendizado significativo, ainda se lança mão generalizadamente da ameaça da reprovação como recurso pedagógico. Segundo esse hábito, revelador, no mínimo, da total ignorância dos fundamentos da ação educativa, a escola compete apenas para informações, ameaçando o aluno a reprovação caso ele não estude. Daí a grita de professores, pais e imprensa de modo geral contra a retirada da reprovação na adoção dos ciclos, afirmando que, livre da ameaça da reprovação, o aluno não se motiva para o estudo. Ignoram que a verdadeira motivação deve estar no próprio estudo que precisa ser prazeroso e desejado pelo aluno.

Nisso se resume o papel essencial da escola: levar o aluno a querer aprender. Este é um valor que não se adquire geneticamente; é preciso uma consistente relação pedagógica para apreendê-lo. Sem ele, o aluno só estuda para se ver livre do estudo, respondendo a testes e enganando a si, aos examinadores e à sociedade.

Mas defender a retirada da reprovação não significa apoiar reformas demagógicas de secretarias de educação com a finalidade de maquiar estatísticas. Essa prática, embora coíba o vício reprovador, nada mais acrescenta para a superação do mau ensino. Com isso, o aluno que, após reiteradas reprovações, abandonava a escola, logo nas primeiras séries, agora conseguem chegar às séries finais do ensino, mas continua quase tão analfabeto quanto antes. A diferença agora é que ele passa a incomodar as pessoas, levando os mal informados a porem a culpa pelo mau ensino na progressão continuada. Mas o aluno deixa de aprender, não porque foi aprovado, mas porque o ensino é ruim, coisa que vem acontecendo desde muito antes de se adotar a progressão continuada. Apenas que, antes, esse mesmo aluno permanecia na primeira série, ou se evadia, tão ou mais analfabeto que agora. Mas aí era cômodo, porque ele deixava de constituir problema para o sistema de ensino. Agora, com a aprovação, percebe-se a reiterada incompetência da escola.
Só a consciência desse fato deveria bastar como motivo para se eliminar de vez a prática da reprovação no ensino básico: porque ela tem servido de álibi para a secular incompetência da escola que se exime da culpa que é dela e do sistema que a mantém. A reversão desta situação exige que o elemento que estrutura a escola básica deixe de ser a reprovação para ser o aprendizado. É preciso reprovar, não os alunos, para encobrir o que há de errado no ensino e isentar o Estado de suas responsabilidades, mas as condições de trabalho, que provocam o mau ensino e impedem o alcance de um direito constitucional.

2 comentários

Rui Zilnet

Este texto está ótimo e tem que ser digerido por quem merece.

Parabéns ao autor pela clareza com que trata o assunto.

É necessário que se dê um basta aos discursos pré fabricados dos políticos profissionais, que em época de eleições promovem milagres com educação saúde e pobreza.

Malu

Muito bom o texto! A perspectiva de avaliação deve ser sempre a do processo e a a retenção do aluno é punitiva,sim!