4 de setembro de 2011

Rebeldes já descobriram esconderijo de Kadafi

SERÁ?????????


Rebeldes já descobriram esconderijo de Kadafi Foto: REUTERS

A INFORMAÇÃO FOI DADA PELA REDE DE TV ÁRABE AL-JAZEERA, QUE NÃO DIVULGOU O PARADEIRO EXATO DO DITADOR LÍBIO, SUMIDO HÁ DUAS SEMANAS, DESDE QUE OS INSURGENTES INVADIRAM A CAPITAL, TRIPOLI

Por Agência Estado

04 de Setembro de 2011 às 13:55Agência Estado

Os rebeldes do Conselho Nacional de Transição (CNT) já conhecem o paradeiro do ditador Muamar Kadafi, segundo a rede de TV árabe Al-Jazeera. A localização, contudo, não foi informada. Os insurgentes prometeram invadir a cidade resistente de Bani Walid neste domingo e acreditam estar fechando o cerco contra Kadafi. Neste fim de semana, o presidente do CTN, Mustafa Abdul Jalil, anunciou a prorrogação por mais uma semana o prazo dado para que Sirte, a cidade natal de Kadafi, também se renda aos rebeldes. O ditador líbio está sumido há duas semanas, desde que os insurgentes invadiram a capital, Tripoli. Os rebeldes veem combatendo as forças do governo desde fevereiro. Apesar do cerco, Kadafi promete continuar resistindo.

Os rebeldes estão prontos para atacar um dos principais focos de resistência dos aliados do general Muamar Kadafi, mas o porta-voz militar da oposição disse acreditar que os aliados vão evitar o confronto e se render. Os opositores ao regime de Kadafi controlam a maior parte da Líbia e elaboram um novo governo, mas evitam declarar vitória até que o coronel seja pego e que o controle total do território esteja garantido. Já os aliados de Kadafi se fecharam em várias cidades, incluindo a de Bani Walid, que está cercada pelos rebeldes e fica a 140 quilômetros ao sudeste da capital, Tripoli.

O porta-voz militar dos rebeldes, o coronel Ahmed Bani, disse que os membros da tribo Warfala, que domina Bani Walid, estão divididos quanto a defenderem Kadafi ou a se juntarem à oposição. Ele acredita que a Warfala irá se entregar para evitar uma guerra entre os membros. "Eles irão se render ao final, porque são primos e não querem derramar o sangue uns dos outros" afirmou o coronel Bani.

A tribo de Warfala corresponde a um sexto da população da Líbia. Kadafi disse em uma mensagem de áudio na semana passada que a Warfala está entre as tribos que o defenderão da morte. Mas Bani Walid tem também uma história de oposição a Kadafi. Diplomatas ocidentais na Líbia e líderes da oposição que estão no exterior disseram em 1993 que a força aérea líbia acabou com uma rebelião de unidades do exército em Misrata e em Bani Walid e que muitos oficiais foram executados e presos.

O coronel acrescentou que o povo de Bani Walid disse aos rebeldes que um dos filhos de Kadafi, Seif al-Islam, voou para Bani Walid logo após a tomada de Tripoli, mas saiu da região em seguida, temendo que a população local o entregasse aos rebeldes. Seif al-Islam Gadhafi era candidato a suceder seu pai e foi acusado pela justiça internacional, junto com Kadafi, por crimes contra a humanidade durante a tentativa de acabar com os protestos em fevereiro.

Na semana passada, um homem que dizia ser Seif al-Islam Kadafi fez um apelo de um local desconhecido, veiculado pela TV sediada na Síria, pedindo aos aliados de seu pai que mantivessem a luta mesmo que isso significasse "morrer em nossa terra".

Os relatos dos rebeldes sobre o paradeiro do filho mais velho de Kadafi são conflitantes, mencionando a cidade natal de Kadafi, Sirte, e a cidade leal de Sabha, no deserto líbio. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) diz ter bombardeado barracas militares, um campo policial e vários alvos próximos a Sirte na madrugada, assim como alvos próximos a Hun, um possível local de abrigo no deserto e meio do caminho entre Sirte e Sabha. A Otan diz ter bombardeado também um armazém de armas próximo a Bani Walid.

Os rebeldes, por sua vez, cercaram Bani Walid. Centenas de militares da oposição estão prontos para uma batalha, alguns deles posicionados a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade

Seja o primeiro a comentar!