9 de agosto de 2011

Para ficar registrado, já que parece mentira

Para ficar registrado, já que parece mentira
Publicado em 09-Ago-2011 no blog do Zé Dirceu

Image
BOVESPA
Ex-presidente do Banco Central (BC) nos governos tucanos, o economista Armínio Fraga, numa longa conversa com Vinicius Torres Freire, joga no governo a culpa e a responsabilidade pela debacle da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). Ao registrar parte dela em sua coluna hoje, naFolha de S.Paulo, o jornalista diz que o papo começou no fim de semana - longo mesmo.

Segundo Vinicius, ele perguntou a Fraga qual a sua interpretação "para o massacre que vinha acontecendo na BOVESPA", ao que o ex-presidente da autoridade monetária brasileira respondeu: "(É) Sempre difícil dizer. Alguns fatores: problemas recentes de governança [em relação a empresas como Petrobras, Vale e Pão de Açúcar], percepção de problemas nos bancos, impostos sobre investimentos e a natural reação de um mercado que é um dos favoritos e [ainda] líquido".

Além de economista e ex-presidente do BC, registra Vinicius em seu texto de hoje, "Fraga é o atual presidente do Conselho de Administração (conselheiro independente) da BM&F, (Bolsa) que tenta lidar com o recente pacote do governo sobre câmbio e que taxou as operações com derivativos, negociados na casa. Especialistas no assunto veem grande dificuldade em tornar operacional a taxação."

Uma bateria de críticas contra o governo

Mas, não para aí o ex-presidente do BC. Ele assesta, de novo, baterias de críticas contra o governo. Às perguntas "dá para implementar o pacote? O que mais está pegando?", Fraga responde: "Problemas operacionais no curto prazo e sinais antimercado e pró-business". A resposta vem antes de sua recomendação: "sugiro a leitura do artigo de Zingales: 'Capitalism After the Crisis' ".

"Fraga se refere - esclarece Vinicius - ao economista e professor da Universidade de Chicago Luigi Zingales, que advoga reformas que reforcem princípios como meritocracia e liberdade, a rejeição das "socializações de prejuízos" e da ideia de que certas firmas sejam "grandes demais para quebrar". Zingales critica o "capitalismo de compadres" e a influência indevida de grandes empresas sobre o governo. É isso que o economista de Chicago chama de "abordagem pró-mercado, e não pró-empresas".

Vejam todo o artigo do Vinicius - publicado com o título Armínio Fraga e a Bolsa (para assinantes) - para ficarem com a dimensão exata da análise do Armínio Fraga. Leiam e registrem.

Foto: BOVESPA/ Divulgação

Seja o primeiro a comentar!