23 de agosto de 2011

Lula dobra Marta que não será candidata em São Paulo.

do blog do Chico Barreira

Lula dobra Marta que não será candidata
em São Paulo. Talvez ministra, mais tarde

Embora tenha saído “candidatíssima” da difícil reunião de ontem, com o ex-presidente Lula, Marta Suplicy sabe que não disputará a prefeitura de São Paulo no ano que vem. Mas recebeu a promessa de que poderá vir a ser ministra e, se os Deuses e o IBOPE permitirem, será a candidata do PT ao governo do Estado em 2014.

Com o este blog anunciou ontem, ver coluna Arte & Manha, o ex-presidente Lula tem um projeto linear e claro para as eleições paulistanas. Ele quer reproduzir ali a dobradinha PT/PMDB que possibilitou a vitória de Dilma Rousseff no ano passado.

A diferença é que em São Paulo, o PT talvez tenha que fazer o papel de coadjuvante, apoiando, no segundo turno, o candidato do PMDB, Gabriel Chalita. O ex-presidente sabe que seu candidato preferido, Fernando Haddad, dificilmente passará do primeiro turno.

Entretanto, ele raciocina que se Marta for a candidata, ela seria derrota no segundo turno pelos tucanos, como já foi uma vez, por Gilberto Kassab, o atual prefeito. Isto, por conta de sua grande rejeição junto ao eleitorado.

O que parece certo é que não haverá prévias nem no PT nem no PSDB, onde as coisas caminham para a candidatura do senador Aloysio Nunes, com o apoio de José Serra, do governador Geraldo Alckmin e, possivelmente, de Kassab.

Nas eleições de 2010, para o Senado, Aloysio conseguiu, na Capital, 30,44% dos votos válidos, enquanto Marta Suplicy obteve 22,59%.

Ainda ontem, na reunião com Marta e outras lideranças petistas, na sede do Instituto Lula, o ex-presidente deixou claro que defende um nome novo para a disputa em São Paulo. E endossou as palavras da presidente Dilma Rousseff que, na semana passada, defendeu a permanência de Marta no Senado.

Seja o primeiro a comentar!