17 de agosto de 2011

Isso é que é gafe diplomática

CALA A BOCA MAGDA!

Isso é que é gafe diplomáticaFoto: DIVULGAÇÃO

VICE-CÔNSUL DOS EUA PARA CRIANÇAS NA ÍNDIA: “SEM BANHO, FIQUEI SUJA E COM A PELE ESCURA IGUAL VOCÊS”

16 de Agosto de 2011 às 17:01

247, com agências internacionais – Isso é que é gafe diplomática. Falando a uma sala de aula repleta de crianças, em Chennai, capital do estado indiano de Tamil Nadu, a diplomata americana Maureen Chao falou demais e exprimiu, contando uma história, um grosso preconceito.

- Eu estava em uma viagem de trem de 24 horas de Nova Déli até Orissa. No entanto, após 72 horas, o trem ainda não havia chegado ao seu destino...e minha pele ficou suja e escura como a de vocês, disse ela, dando gargalhadas.

As crianças, porém, na acharam graça e a história chegou rapidamente aos ouvidos dos adultos. Políticos locais resolveram pedir formalmente aos EUA a retirada da diplomata de seu posto. Toda a cidade ficou revoltada com a atitude, registrou o jornal Hindustan Times.

O consulado americano expediu um comunicado tentando superar a questão:

- A sra. Chao fez um comentário inapropriado. Ela se arrepende profundamente caso ele tenha ofendido alguém, pois essa não foi sua intenção".

Foi pouco:

- É altamente condenável o que ela fez. Enquanto os tâmeis se destacam em diversas áreas, inclusive em tecnologia, surpreendendo até os norte-americanos, não podemos tolerar que uma funcionária do Departamento de Estado dos EUA fale dessa forma", afirmou ao Deccan Chronicle o doutor S. Ramadoss, fundador do partido PMK.

Seja o primeiro a comentar!