14 de agosto de 2011

E agora, Cardozo?


E agora, Cardozo?Foto: DIVULGAÇÃO

PELADOS. ASSIM FORAM FICHADOS SEIS DOS 36 DETIDOS PELA OPERAÇÃO VOUCHER. ELES ERAM SUSPEITOS E JÁ ESTÃO SOLTOS. "INACEITÁVEL", DIZ A PRESIDENTE DILMA


do Brasil 247 -

A polêmica Operação Voucher, que levou 36 funcionários do Ministério do Turismo à prisão, foi alvo de críticas por inúmeras personalidades do mundo político nacional, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh e o ex-ministro José Dirceu. Eles criticaram a utilização de algemas no transporte dos presos para Macapá, onde todos seriam interrogados. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse a parlamentares (a portas fechadas) que o procedimento é padrão, mas o vazamento das fotos de seis dos detidos sendo fichados sem camisa já coloca em questão a ação policial conduzida para, supostamente, moralizar o Ministério do Turismo. "É inaceitável", reagiu a presidente Dilma Rousseff. "Ofensivo à dignidade humana", reforçou o ministro José Eduardo Cardozo.

As fotos mostram os detidos de dorso nu, segurando placas de identificação relativas às suas prisões, e foram vazadas depois de todos os presos já terem sido liberados, após prestar depoimento. Aparecem nas imagens o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Miranda da Silva Filho, o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Frederico Silva da Costa, e o ex-secretário executivo da pasta Márcio Augusto Lopes Moysés, além de Jorge Kengo Fukuda, especialista na área de transportes, Sandro Elias Saad e Luiz Gustavo Machado. "É uma ilegalidade monstruosa; o absurdo dos absurdos", disse Greenhalgh ao 247.

O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), classificou de "avacalhação" o vazamento de fotografias dos presos "Alguns destes que foram detidos agora na investigação podem ser absolvidos. Está havendo uma avacalhação. Divulgar fotos assim, do sujeito sem camisa, isso é uma avacalhação", criticou. "Com essas fotos, a Polícia Federal está fora da lei. Isso é uma falta de profissionalismo, um desrespeito do Estado. A autoridade responsável tem de responder por isso", disse. Para Teixeira, a divulgação das fotos em situação constrangedora "antecipa a condenação" antes que haja uma decisão judicial sobre o caso.

A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto já informou que o ministro da Justiça encaminhou ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo ao Conselho Nacional de Justiça que tome providências em relação ao vazamento das fotos dos presos. As imagens foram publicadas na edição desta sexta-feira do jornal A Gazeta, de Macapá. A autenticidade das imagens foi confirmada ao jornal O Estado de S.Paulo pela assessora da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Amapá, Marclene Oliveira, que disse não saber como as fotografias vazaram.

Seja o primeiro a comentar!