9 de julho de 2011

Kassab age para entregar quarteirão do Itaim à JHSF


Kassab age para entregar quarteirão do Itaim à JHSFFoto: DIVULGAÇÃO

PREFEITO SANCIONOU LEI QUE PERMITE DESAPROPRIAÇÃO NO CORAÇÃO DE UM DOS BAIRROS MAIS VALORIZADOS DE SÃO PAULO; CONSTRUTORA DE JOSÉ AURIEMO JÁ ESTUDA APROVEITAMENTO COMERCIAL DA ÁREA

08 de Julho de 2011 às 20:26

Marco Damiani_247 - O prefeito Gilberto Kassab praticou ontem mais um gesto temerário contra a cidade de São Paulo, ao sancionar lei municipal que permite a desapropriação do chamado “quarteirão da cultura”, uma área de 22 mil metros quadrados, toda ocupada por equipamentos públicos, no coração do Itaim Bibi. O bairro é um dos mais valorizados da capital. A Câmara aprovou a lei, em segunda votação, na noite de anteontem. Esses dois atos estão combinados a um terceiro. Portaria assinada em março pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Marcos Cintra, concedeu à construtora JHSF, do empresário José Auriemo, o direito de fazer um projeto para apurar o uso comercial do quarteirão em troca da construção de creches em outros pontos da cidade.

A portaria de Cintra é vista como um instrumento cuja utilização ira proporcionar grande vantagem competitiva à JHSF no momento em que, finalmente, depois de vencer todos os obstáculos, a Prefeitura possa colocar o quarteirão do Itaim à disposição de compra pelas empresas do setor imobiliário. Numa futura licitação pública, a JHSF, na prática, teria melhores condições para formular uma proposta do que seus eventuais concorrentes. Na ocasião da assinatura da “portaria da JHSF”, como é chamada, o secretário Cintra alegou que não houve interesse de outras empresas em participar dos estudos em torno do “quarteirão da cultura”. O texto legal chega ao detalhe de autorizar a JHFS a gastar até o limite de R$ 4 milhões na feitura de seu projeto.

A JHSF é a construtora responsável pelo Shopping Cidade Jardim, um dos mais recentes de São Paulo, e se posiciona, no mercado, com empreendimentos para a elite econômica.

Repleto de equipamentos públicos como escola municipal, posto de saúde, creche, biblioteca e teatro, o alvo de Kassab é um espaço de grande utilidade para a região. Ninguém, por ali, aceita a ideia da desapropriação. A Associação Amigos do Itaim Bibi está dando entrada em recurso judicial para suspender a vigência da lei sancionada pelo prefeito. Dois inquéritos abertos pelo Ministério Público estão em andamento para esclarecer denúncias de irregularidades na ação da Prefeitura. Um abaixo-assinado com a adesão de 18 mil pessoas foi entregue a Kassab como forma de fazer pressão contra a desapropriação. “Ninguém aqui se conforma com a barbaridade que o prefeito e sua turma estão querendo praticar contra o bairro”, disse ao 247 o presidente da Associação Amigos do Itaim Bibi, Marcelo Motta. “O quarteirão da cultura não vai cair nos braços da especulação imobiliária. Todo o processo é marcado por irregularidades. A Justiça saberá reconhecer os nossos direitos”.

Seja o primeiro a comentar!