15 de julho de 2011

Fiesp fará jantar em homenagem a Lula

Fiesp fará jantar em homenagem a Lula


A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) irá realizar na próxima segunda-feira (18) um jantar em homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento será um reconhecimento da entidade às realizações de seu governo.

Cerca de 200 empresários, bem como a diretoria e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, participarão do encontro. Será a primeira visita de Lula à Fiesp após deixar a Presidência da República.

Em 2008, ainda presidente, Lula foi condecorado pela Fiesp com a “Ordem do Mérito Industrial de São Paulo”.

Durante os oito anos de seu mandato, Lula participou de 13 eventos na federação. Na sede da entidade, Lula recebeu oficialmente chefes de Estado como os presidentes Alan Garcia, do Peru; Michele Bachelet, do Chile; Cristina Kirchner, da Argentina; Mauricio Funes, de El Salvador; e Álvaro Uribe, da Colômbia, além dos primeiros-ministros Jan Peter Balkenende, o Reino Unido; e Silvio Berlusconi, da Itália.

Ao ler a notícia acima no site da cidadania, me lembrei do início da vida política de Lula.

As primeiras campanhas eleitorais do Partido dos Trabalhadores, o voluntarismo dos militantes que vendiam estrelas e camisetas do partido para angariar fundos para as campanhas as participações voluntárias de artistas alternativos, e pouco conhecidos comercialmente, que marcavam presença em todos os comícios do PT como Tête Espínola e o grupo paulistano Língua de Trapo. Este grupo formado por jovens estudantes que fez sucesso nos meios universitários e junto à militância de esquerda, era presença constante nos comícios do PT e se projetou com a música "Xote Bandeiroso", que virou um hino "oficioso" do partido e descrevia de maneira bem humorada a trajetória de vida do sindicalista Lula.

Tenho o primeiro LP do Língua de Trapo com essa gravação( relíquia histórica) e com uma certa nostalgia ouço de vez em quando essa gravação.

Jamais poderíamos imaginar, quando nos emocionávamos ouvindo o Xote Bandeiroso que o "...sempre bom cabra da peste, meteu medo na FIESP firme na negociação..." seria homenageado com um jantar pela FIESP.

Vejam o vídeo e relembrem (os que já conhecem) ou conheçam (os que ainda não ouviram), é difícil não se emocionar sabendo que fizemos parter dessa história que é de Lula, do Partido dos Trabalhadores e toda a militância.


Xote Bandeiroso

Língua de Trapo

Composição: Laert Sarrumor

Ai! Meu Deus!
Essa máquina aperreia
(que aperriação)
Passo o tempo
trabalhando,
em completa agonia
Em total escravidão
Mas eu já nem penso mais
em voltar pro meu sertão
(nhanhanhão,
em voltar pro meu sertão)
Quando eu vim
lá do Nordeste,
eu era cabra da peste
Patola e folgazão
Trabalhando noite e dia,
nem sabia que existia
O índice da produção
Os ome lá da indústria,
era cheio de astúcia
e de muita ilustração
O patrão apoquentava
e quanto mais eu trabalhava
Menos eu tinha razão
Eles vinha e dizia:
Severino, seu destino
é ser orgulho da Nação
Se mostrar para o Brasil,
inté na televisão
Hora extra, mais apreço,
tudo isso a baixo preço,
era a competição
E entonce eu fui eleito
o Operário Padrão
(nhanhanhão,
o Operário Padrão)
Ai! Meu Deus!
O mundo dá tantas volta
(velho mundão)
Na conversa com os amigo,
eu fui vendo os perigo
Recebendo informação
E hoje eu nem
quero lembrar
dos tempo de servidão
(nhanhanhão,
dos tempos de servidão)
Minha vida de pelego
se mudou c'o desemprego
c'os tempos de recessão
A fome foi apertando
e em cada emprego que arrumava
mudei minha posição
Da imprensa
perdi o medo,
na prensa perdi o dedo,
fui ganhando instrução
Sempre bom cabra-da-peste,
botei medo na Fiesp
firme na negociação
Eles ainda me dizem:
Severino
bom menino, deixa de
subversão
Tu acaba na cadeia,
teu lugar é no formão
Mas eu tenho confiança
que esse Brasil-criança um
dia vai ver
Cada um se eleger
o Operário Patrão
(nhanhanhão,
o Operário Patrão)
O Operário Patrão


2 comentários

jaer51

É por essas e por outras que a gente pode se orgulhar de nossa militância e de como sob a liderança do Lula, modestamente, é claro, contribuiu para mudar o Brasil. Tivemos a felicidade de viver tudo isso e saber que, agora mais experientes, ainda podemos continuar dando nossa contribuição para erradicar a pobreza no nosso Brasil !!!
Obrigado Avelina pela recordação.
Saludos.
Venceremos !!!
Jorge

Athos

Brizola teria homenageado?