29 de junho de 2011

Ausente da mídia desde cirurgia, Chávez aparece na TV com Fidel

Ausente da mídia desde cirurgia, Chávez aparece na TV com Fidel

Após mais de duas semanas sem aparecer em público, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apareceu nesta terça-feira (28/06) ao lado do ex-presidente de Cuba Fidel Castro, em um vídeo transmitido pela TV estatal venezuelana. Na gravação, Fidel e Chávez -- aparentemente mais magro e bem disposto -- comentam a edição de ontem do jornal oficial Granma.

Assista a reportagem da rede multiestatal TeleSur:


A aparição acontece após rumores levantados pela oposição venezuelana e jornais como o El Nuevo Herald, de Miami, que Chávez estaria em "estado crítico", devido a um câncer -- o que foi negado pelo governo. De acordo com Caracas, Chávez está em recuperação em Havana após ser submetido a uma cirurgia de emergência para remoção de um abscesso pélvico.

Leia mais:
Aprendendo a sobre(viver) sem Hugo
Presidente de Parlamento pede que oposição "pare de sonhar" com câncer de Chávez
Chanceler diz que Chávez 'está no comando' e "luta pela vida" em Cuba
Venezuela aplica fortes medidas para diminuir consumo de energia
Chávez: 'Lula continua sendo um ator político no Brasil e na América Latina'

"Essas imagens são de hoje [ontem]. O presidente está se recuperando bem, está ativo", afirmou o ministro de Comunicação Andres Izarra, logo após a transmissão das imagens, segundo a BBC Brasil. "Uma imagem vale mais do que mil palavras", completou Izarra.

Apesar de não ter comentado seu estado de saúde, o presidente venezuelano postou no sábado (25/06) uma série de mensagens na rede de microblog Twitter, onde tem mais de 1,6 milhão de seguidores. Nelas, ele exaltou os trabalhos do governo venezuelano e contou sobre a visita da família.

Efe (28/06/2011)

Fidel e Chávez observam edição de terça-feira do jornal oficial Granma

Logo após a transmissão, que aconteceu em Cuba e na Venezuela, o vice-presidente Elias Jaura, que já havia acusado a direita política de estar "enlouquecida" e inventar histórias sobre a saúde de Chávez, comentou que a aparição do presidente era uma vitória do governo sobre seus adversários. Ele defendeu o "direito de recuperação" do presidente após a cirurgia que o deixou fora da cena política da Venezuela.

"O presidente não deixou de trabalhar ou de exercer suas competências constitucionais", afirmou Jaua, que está à frente do governo desde que Chávez adoeceu. Membros do partido do governo PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) afirmam que Chávez deverá retornar ao país antes de 5 de julho.

Seja o primeiro a comentar!