21 de maio de 2011

Jovens saem às ruas de SP para pedir reformas na Espanha



São Paulo, 20 mai (EFE).- Cerca de 30 jovens se reuniram nesta sexta-feira em frente ao consulado da Espanha em São Paulo para demonstrar seu apoio ao movimento popular que desde o último dia 15 tomou as ruas de várias cidades espanholas para reivindicar reformas no sistema político e melhorias sociais.

"Revolução espanhola" toma as praças

Foto 13 de 33 - 19.05.2011: Centenas de manifestantes continuam acampados na praça Puerta del Sol, em Madri (Espanha), pedindo reformas democráticas, combate à corrupção e mais emprego no país, que hoje tem quase cinco milhões de desempregados. O protesto é liderado pelo movimento '15-M', cujo nome vem da data, 15 de maio, quando as manifestações começaramMais Vincent West/Reuters

Com palavras de ordem como "Não olhe, junte-se a nós", os manifestantes, todos eles jovens, expressaram desacordo com a situação política e econômica pela qual passa a Espanha e exigiram mudanças.

"Estava um pouco envergonhado do meu país. Desejava que isto ocorresse há muito tempo. Agora estou orgulhoso da Espanha e da minha gente", disse à Agência Efe um estudante de Publicidade de 28 anos, natural da cidade espanhola de Valência.

O jovem afirmou ainda que o movimento não deve ser qualificado de antissistêmico, nem pede a abstenção ou o voto nulo nas eleições, mas sim acabar com a situação de bipartidarismo que predomina na política espanhola.

"Não queremos gritar, só queremos transmitir energia. Estão nos roubando o futuro", disse o estudante, para quem a palavra que melhor define os manifestantes é "indignados".

Simpatizantes brasileiros se juntaram ao protesto para expressar apoio ao movimento. "Me solidarizo com a situação e gostaria que existisse esse compromisso aqui", declarou à Efe a brasileira Heloísa Rossit.

Assim como aconteceu na Espanha, onde as concentrações se prolongaram durante toda a semana, os organizadores têm prevista uma nova manifestação para este sábado.

"Aqui em São Paulo, estamos orgulhosos de vocês", dizia um dos cartazes levados pelos manifestantes, que mais uma vez fizeram uso das redes sociais para convocar as concentrações.

Os protestos, que fazem parte do chamado "Movimento 15 de Maio", começaram no domingo passado, uma semana antes das eleições municipais e regionais na Espanha, na emblemática Puerta del Sol de Madri e se estenderam por outras cidades dentro e fora do país.

Seja o primeiro a comentar!