9 de abril de 2011

Africanos participam em Brasília de intercâmbio sobre combate à fome



Curso de produção de alimentos, iniciado esta semana em várias sedes
da Embrapa pelo País, destinou-se a 50 técnicos de 31 países da África

As experiências brasileiras de produção de alimentos estão sendo ensinadas a um grupo de representantes de 31 países africanos, que participam de um curso iniciado no dia 4 na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília. Para a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome (MDS), Maya Takagi, o curso é um desafio de mão de dupla. “Ao mesmo tempo em que ensinamos nossas experiências, temos que aprender com a realidade de cada país.”

O curso integra a segunda etapa do programa Diálogo Brasil-África em Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. A capacitação dos 50 africanos, que termina no dia 15, tem carga horária de 80 horas e, além de Brasília, contempla atividades em Londrina, no Paraná, e em Sete Lagoas, em Minas Gerais.

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, destacou que o Bra sil espera que essas ações tenham forte impacto nos países participantes. “Essas parcerias podem gerar emprego e renda e promover aumento da produção local.” O presidente da Embrapa, Pedro Arraes, afirmou que as experiências respeitam as características de cada país. “Queremos que esse curso possa fazer diferença e ajudar os países.”

O Diálogo Brasil-África foi um encontro de ministros da Agricultura de toda a África no Brasil, ocorrido em maio de 2010. A Agência Brasileira de Cooperação financia essas capacitações.

Moçambique – Representantes do governo de Moçambique também estiveram no Brasil para conhecer as ações de produção, distribuição e comercialização de alimentos do MDS. No dia 4, a delegação se reuniu em Brasília com técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) para conversar sobre o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). O diretor nacional de Economia do Ministério de Indústria e Comércio de Moçambique, Florêncio Chavango, disse que o objetivo é levar
.

Capacitação teve atividades em Brasília, Londrina e Minas
.
a experiência brasileira para Moçambique. “Vamos adaptar as experiências a nossa realidade. Nosso país está em desenvolvimento, mas temos recursos – humanos, financeiros e materiais – escassos. Estamos em implantação de um banco de alimentos. A experiência que vamos colher no Brasil será útil para esse desafio.”

Guiné-Bissau – Mulheres e adolescentes vítimas de violência são atendidas em equipamentos públicos que funcionam com recursos do MDS. Para falar sobre a importância das unidades na proteção social brasileira, a coordenadora da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), Priscilla Maia, participou de oficina, entre quarta (6) e sexta-feira (8), em Bissau, capital de Guiné-Bissau. A oficina integra o projeto de fortalecimento e capacitação técnica de instituições de saúde para atendimento a mulheres e adolescentes vítimas de violência baseada em gênero e promoção de saúde. Do lado brasileiro, o projeto de coo peração é executado pelo Ministério da Saúde e coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores. Cerca de 60 gestores das áreas de saúde, educação, justiça, segurança, organizações não governamentais, movimentos de jovens e mulheres, entre outros representantes locais, vão participar da oficina.
do boletim doMDS

Seja o primeiro a comentar!