9 de fevereiro de 2011

Um grupo de neo-nazistas planejaram matar Garzón por investigar crimes de Franco




Reproduzido do

Combat 18 (C-18), é uma organização britânica neonazista que está espalha por toda a Europa e com tentáculos nos Estados Unidos Esta organização planejou em julho do ano passado o assassinato de Baltasar Garzón, que se daria em seu endereço atual, no Tribunal Penal Internacional em Haia (Países Baixos). O FBI alertou a polícia espanhola e holandesa, que alertou Garzón.

O motivo para o assassinato abortado é a investigação sobre os crimes do franquismo, questão pela qual o juiz está sendo processado por prevaricação.

Combat 18, conhecido como C-18, é um grupo de origem britânico neo-nazista, com grande presença na internet e difundido na Europa e América, várias vezes apontado como suspeito de assassinato de imigrantes.

Este grupo considera inadmissível a investigação de Garzón sobre a memória histórica e valas comuns nas quais estão enterradas dezenas de milhares de republicanos espanhóis. Defendem que o ditador Franco é um dos personagens históricos que se deve admirar.


Não é a primeira vez que há uma tentativa de matar Garzon, já houve sete tentativas de assassinato.

Talvez o mais significativo tenha sido em agosto de 2000, quando o grupo ETA planejou matá-lo em seu gabinete na Corte Nacional disparando um rifle de mira telescópica de um edifício da rua Renova 25, residência de um casal idoso . A polícia abortou este atentado.

do site republica.es

tradução do espanhol p/o português de Avelina Martinez Gallego


Seja o primeiro a comentar!