21 de janeiro de 2011

Escola lança curso "Jornalismo para quem precisa"

Uma boa iniciativa da Escola Livre de Jornalismo. Poderá ser um contraponto aos grandes veículos de comunicação que "treinam" seus profissionais para reproduzirem o status quo.

Melhor seria se fosse um curso direcionado a todas as pessoas que se interessam por comunicação e dedicam parte de seu tempo para informar, entreter ou desmistificar o pensamento hegêmonico dos donos dos meios de comunicação.

Melhor ainda, se fosse gratuíto e com a opção à distância, para que blogueiros, tuiteiros e ativistas de redes sociais pudessem se aprimorar e aprender com mestres do jornalismo.

Já é um começo, espero que avancem ainda mais pois todos precisamos de jornalismo.




do site Carta Maior.


Escola lança curso "Jornalismo para quem precisa"

A Escola Livre de Jornalismo inicia, em fevereiro, em Brasília, um curso livre de jornalismo com aulas ministradas, voluntariamente, por jornalistas com vivência de redação e experiência de reportagem, voltado prioritariamente para estudantes de jornalismo e profissionais da área. O curso pretende ser um contraponto aos cursinhos corporativos de "treinee" das grandes empresas de mídia, focados na cultura da competitividade e do alinhamento automático a interesses específicos de empresas de comunicação.

A Escola Livre de Jornalismo inicia, em fevereiro, um curso livre de jornalismo solidário com aulas ministradas, voluntariamente, por jornalistas com vivência de redação e experiência de reportagem, voltado prioritariamente para estudantes de jornalismo e profissionais da área.

A idéia é aproximar bons jornalistas de estudantes de maneira a criar uma rede interativa capaz de ajudar na formação de futuros repórteres. As aulas buscam, além de melhorar a formação, estimular os alunos a entender e gostar de jornalismo por meio do aprendizado, do debate em sala de aula e da convivência com profissionais mais experientes.

O curso não obedecerá a nenhuma doutrina específica, nem adotará nenhum manual, mas pretende ser um contraponto aos cursinhos corporativos de treinee das grandes empresas de mídia, estes focados na cultura da competitividade e do alinhamento automático a interesses específicos de empresas de comunicação – e, ainda assim, privilégio de pouquíssimos no país.

A Escola Livre vai oferecer aulas avulsas, a baixo custo, para os alunos, de forma descontinuada. Cada aluno pagará apenas pela aula que quiser assistir, no dia que melhor lhe convier. É uma maneira de viabilizar, de forma democrática e desburocratizada, a atualização e o aprimoramento do conhecimento jornalístico para estudantes que não podem frequentar cursos tradicionais de especialização.

Cada professor terá total autonomia dentro da sala de aula, desde que esteja comprometido em fazer desse projeto um espaço de alegria, satisfação e felicidade para si e para os alunos.

O projeto foi pensado de modo a garantir aulas para os alunos. Em princípio, não haverá palestras nem debates.

A Escola Livre de Jornalismo irá entrar em contato com as coordenações das faculdades de Jornalismo do Distrito Federal para garantir que as aulas presenciadas por estudantes no curso possam ser aproveitadas como horas complementares, expediente exigido na grade curricular dos cursos de Comunicação Social.

Formato do curso

Período: Aos sábados, de 12 de fevereiro a 16 de julho (19 aulas)
Horário: 9h30 às 11h30

Local: Rayuela Restaurante Cultural (412 Sul – Blocos A e B – Lojas 3 e 37 – Brasília-DF)

Preço por aula (duas horas de duração): R$ 30,00

Pré-inscrição e informações

Falar com Bela Boavista
Telefones: 9678-7005 ou 3222-0702
E-mail: fmbbela@yahoo.com.br

Seja o primeiro a comentar!