15 de dezembro de 2010

81% dos brasileiros estão otimistas com o Governo Dilma, diz Vox Populi


Pesquisa divulgada nesta quinta (2) mostra que a grande maioria da população chega ao final de 2010 com o sentimento de que o Brasil caminha na direção correta, com perspectiva de maior projeção internacional.

Por LR, com informações do iG
Quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (2) pelo instituto Vox Populi aponta que 81% dos brasileiros estão otimistas com o governo de Dilma Rousseff e que o país caminha na direção certa. Para a maioria dos entrevistados, a presidenta eleita terá condições de manter as conquistas do atual governo, contará com um quadro econômico favorável e será capaz de dar ao país uma projeção internacional maior que a obtida nos últimos oito anos.

Liderança e capacidade de comando é o atributo creditado à Dilma mais citado pelos entrevistados (67%), seguido por preparo para administrar o Brasil (65%), preocupação com os pobres (65%) e sinceridade (59%). 81% das pessoas dizem que o Brasil caminha na direção certa, contra apenas 8% que dizem o contrário.

Para 65% dos entrevistados, a presidenta poderá se beneficiar de um cenário econômico mais favorável, já que sua expectativa é de melhoria nesta área durante os próximos quatro anos. Outros 24% acreditam que a economia deve permanecer como está e 6% afirmam prever uma piora no cenário. Entre os entrevistados que disseram ter votado em José Serra (PSDB) nas últimas eleições, 22% acreditam que o governo Dilma será pior que o de Lula – a média da pesquisa, entre os “pessimistas”, é de somente 10%.

A maioria dos entrevistados acredita também que o Brasil vai continuar aumentando sua importância no cenário internacional. Essa é a avaliação de 61% das pessoas, enquanto apenas 28% não acreditam nessa evolução.


Prioridades

O levantamento – encomendado pelo portal iG – mostra que quatro em cada dez brasileiros indicam a saúde como a área que deve ser tratada como prioridade no futuro Governo Dilma. Esta deve ser a preocupação número 1 da presidenta eleita pra 42% dos entrevistados.

A segunda prioridade, de acordo com os eleitores, deve ser a criação de empregos – citada por 24%. Educação (11%), combate à corrupção (9%), segurança pública/criminalidade (8%), controle da inflação (2%), habitação (1%) e proteção ao meio ambiente (1%) completam a ordem.

Numa outra abordagem, em que o entrevistado pôde citar três temas de forma espontânea, a saúde permanece no topo, com 84% das indicações. Nesse caso, a educação se torna o segundo tema mais importante (57%), à frente da criação de empregos (55%).

Entre as propostas apresentadas por Dilma durante a campanha, o eleitor avalia que ela, a partir de agora, deve priorizar: a saúde (31%), a redução de impostos (22%), a educação (21%), o combate à corrupção (9%) e a segurança pública (8%).


Não à privatização

A pesquisa apontou também que a maioria da população brasileira é contra a privatização de empresas estatais, tema que marcou o segundo turno da campanha eleitoral. Segundo o Vox Populi, 61% dos eleitores se opõe à ideia, contra 24% que a defendem. Para a maioria da população, o governo deve tomar conta de setores como aeroportos (67%), portos (71%), rodoviárias (70%) e metrô (70%).

A pesquisa ouviu 2.200 pessoas em 161 municípios e foi realizada entre os dias19 e 23 de novembro. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais.


do site do diretório Estadual do PT.SP.

Seja o primeiro a comentar!