3 de novembro de 2010

Zé de Abreu, nosso companheiro de campanha Zébigorna no palanque da presidenta eleita Dilma Rousseff

Reproduzo artigo do blog de Caras, para homenagear nosso companheiro de campanha José de Abreu.

Foi um militante incansável no Twitter, como Zébigorna , fazendo longas sessões no Twittcam, causando polêmica na imprensa, etc. Enfim, um brasileiro conciente de seu papel de cidadão que não teve medo de mostrar de que lado estava.

Fez vários amigos virtuais, irritou os advesários políticos, encantou os aliados e, seguramente, influenciou o voto de outros sem medo de se expor, de mostrar suas idéias e seu lado.

O eleitorado brasileiro gosta de ver seus ídolos da Tv., do cinema e da cultura em geral dando apoio aos seus candidatos e declarando seu voto, eles são referência para o público.

José de Abreu foi além, se expôs, discutiu, foi ofendido pelos trolls que invadiam seu perfil no Twitter e que entravam em sua Twittcam para ofende-lo, mas também ganhou ainda mais admiradores que já o conheciam por seu trabalho de ator, mas se encantaram com sua coragem de defender seus ideais e lutar pela candidatura que entendia a melhor para o Brasil.

Eu fui uma das pessoas que passou a admirar ainda mais esse brilhante ator brasileiro, pois sou de uma geração que não consegue acreditar na arte neutra ou na arte pela arte.

Parabéns José de Abreu, você ganhou uma tiete, ou como se dizia no meu tempo de adolescente, uma macaca de auditório. ( Lapasionária)



Zé de Abreu: 'luto para acabar com a fome'

por Fernanda Guarda Ribeiro

José de Abreu no discurso de DilmaJosé de Abreu no discurso de Dilma

Reprodução/Globonews







































Uma das imagens que marcou o primeiro pronunciamento de Dilma Rousseff como Presidente da República eleita, no domingo, 31, foi a que mostrou vários integrantes do PT ao seu lado em Brasília. Pela televisão, também se via o conhecido ator José de Abreu, que dividia ali com a maioria da população -- Dilma venceu com 56,05% dos votos -- a felicidade de ter, pela primeira vez, uma mulher para dirigir os rumos políticos, econômicos e sociais do País.

O ator explica ao Portal CARAS que, desde os tempos da faculdade, gosta de política e faz questão de lutar pelas questões sociais. "Sempre estou metido com política, eu gosto. Eu não sou filiado ao PT nem a nenhum partido. Sou independente, de esquerda. Fiz movimento estudantil na época da ditadura, junto com a Dilma, aliás, só que ela não lembrava de mim dessa época", conta ele, que, pouco antes da eleição, criou polêmica no Twitter ao criticar o tucano José Serra, do PSDB.

Zé de Abreu disse também que só não se dedica mais à política por causa dos compromissos profissionais como ator. "Em 2002 e 2006, por exemplo, estava gravando duas minisséries e não tive tempo de me dedicar às campanhas. Mas sempre que posso luto para acabar com a fome e com a desigualdade social." Mesmo não sendo filiado a nenhum partido, Zé de Abreu afirmou que já chegou a conversar com Dilma e Lula sobre o assunto. "Talvez eu me filie ao PT. Não sei, vamos ver. Tudo depende dos meus compromissos com a Globo. Nesta semana, já começo a gravar o filme 'Meu Pé de Laranja Lima' e, em janeiro, a próxima novela das oito."

E foi no próprio domingo, 31, dia do segundo turno das eleições, que o ator fez questão de ir à Brasília cumprimentar Dilma pela vitória. "Nós nos conhecemos há dois ou três anos, fiz alguns comícios com ela. Dilma sabe da minha amizade com José Dirceu e ela gosta de mim. Não somos amigos íntimos, mas somos companheiros de política."

1 comentário

Anônimo

Homenagem bem merecida, eu presenciei algumas vezes a sua luta diária, e vi Zé de Abreu na primeira entrevista de Dilma como presidenta eleita. Fiquei feliz.