4 de outubro de 2010

Um outro olhar sobre o processo eleitora/ a atuação da militância virtual


Muito se escreverá sobre as causas da derrota do PT em São Paulo e sobre a vitória de Dilma ser protelada para novembro.

As coordenações políticas das campanhas de Serra e Dilma já devem estar queimando neurônios e fazendo análise de altíssimo nível para aparar arestas, fazer acordos e alianças, corrigir rumos e traçar novas estratégias, coisas que o cidadão comum só ficará sabendo depois de prontas.

Nestas eleições a grande novidade foi a internet, ainda é cedo para se concluir se teve o papel que se esperava dela ou se foi apenas uma vitrine para expor os egos gigantescos de mutios narcisos.

Mas sem dúvida foi estimulante a sensação de que o cidadão tem o poder de se expressar, mesmo que poucos tomem conhecimento de sua manifestação.

O poder da velha mídia está forte e saudável, não tenhamos nenhuma dúvida disso.

Em São Paulo o preconceito de classe e de raça também está forte e saudável. Netinho de Paula é a prova disso.

É preocupante, e muito grave, a possibilidade de que as igrejas católicas ligadas ao movimento da Renovação Carismática - movimento ao qual pertence e que favoreceu com verbas públicas o governador Geraldo Alckimin- tenham de fato influenciado eleitores contra Dilma Rousseff.

É um alerta à blogsfera que o Brizola Neto,um dos blogueiros mais famosos e lidos, não tenha se elegido deputado no Rio de Janeiro.

Coisas interessantes e criativas estão sendo feitas na blogsfera, isso é inquestionável:

"É algo sem volta. Na próxima disputa eleitoral, será difícil encontrar um militante que não queira participar do debate eleitoral por meio da criação dos seus próprios vídeos, tweets, fotomontagens e textos." leia texto completo aqui

Porém temos ainda um longo caminho a percorrer, os oito anos de governo Lula sem dúvida inseriu no mercado e no consumo milhões de brasileiros.

Tranformou essas milhares de pessoas em consumidores, falta agora transformá-los em Cidadãos.


Seja o primeiro a comentar!