26 de outubro de 2010

Tom da campanha de Serra intimida ala progressista do PSDB, analisa professor da USP

Por: Suzana Vier, Rede Brasil Atual





São Paulo - A campanha do candidato à Presidência da República José Serra (PSDB) com o uso de questões religiosas e acusações causa mal-estar no interior do PSDB. A avaliação é do professor universitário e urbanista Nabil Bonduki, e as afirmações foram feitas durante ato de estudantes, intelectuais e professores na Universidade de São Paulo (USP), na segunda-feira (25), em apoio a Dilma Rousseff (PT). Ele qualificou a campanha como "apelativa"e criticou o que considera ser uma tentativa de esconder diferenças propostas por cada coligação.

"Setores progressistas do PSDB hoje estão até intimidados de participar da campanha do Serra", afirmou. Em entrevista à Rede Brasil Atual, Bonduki analisa que Serra perdeu a oportunidade de debater projetos e programas de governo no segundo turno. Ao contrário, o candidato optou por "artifícios para esconder projetos políticos e propostas de governo; Ele busca esconder diferenças de projeto", enfatiza.

O tom da campanha do tucano também serviu para despertar reações da sociedade, acredita o professor. "Estamos numa campanha suprapartidária em apoio à Dilma. Mas não à Dilma (pessoalmente), mas ela como representante de um projeto contra o Serra, que nessa campanha cada vez mais se configurou o candidato que está representando a direita no país", dispara o professor.

Outra contradição, segundo Bonduki, é o fato da imprensa poupar o governo do PSDB em São Paulo de críticas sobre os problemas no estado. "São Paulo é o estado mais rico do país e é o estado aonde mais se teria condição de enfrentar os problemas estruturais de educação, saúde, habitação, assistência social. O que a gente vê é que São Paulo está se afundando. São Paulo continua com os problemas estruturais e não está aproveitando esse momento importante do país", avalia o urbanista.
Semelhanças com a ditadura

Jamil Murad, vereador na capital paulista pelo PCdoB, vê semelhanças do atual momento eleitoral com o golpe militar que levou à ditadura no Brasil. Murad aponta que sentiu no câmpus da USP de Ribeirão Preto (município a 200 quilômetros de São Paulo) a manipulação e a fraude de mobilização de setores reacionários durante a ditadura.

"Seja em nome de Deus, do suposto combate à corrupção, da democracia... Eles mobilizaram e golpearam o povo", recorda. "Impuseram uma noite longa de sofrimento, obstrução do progresso político, social, econômico do país e do povo", descreve o parlamentar. "Eu estou vendo a tentativa de manipular de novo as mesmas bandeiras. As mesmas falsas causas para golpear o povo agora na forma de impedir a eleição da Dilma", acusa Murad

1 comentário

ralesista

Origem é tudo!
O nome Serra significa SERRADOR, AQUELE QUE SERRA. Análise da Primeira Letra do Nome neste caso: “S” - Sabe o que quer da vida para ajudar sua turma do contra o povo, e tenta fazer de tudo para chegar lá, usando as piores armas; a lorota, o boato, a mentira, o cinismo, a arrogância, a empáfia, o charlatanismo religioso, a preguiça, a calúnia, a difamação e o terrorismo psicológico. Tem grande habilidade para envolver as pessoas de seu grupo de irosos maldosos, que podem ajudá-lo a tocar e realizar seus projetos maledicentes, não se importa em ter que usar um teatrinho quando necessário. Possui uma sensualidade para o obscurantismo, que não passa despercebida por ninguém, e aprendeu a se valer desta arma, principalmente entre quatro paredes com seus adeptos peessedebistas. É um grande perigo se tornar adepto do serrismo. Também não podemos esquecer que Serra significa desmatamento, onde florestas inteiras são destruídas para fazer a vontade de capitalistas estrangeiros, os mesmos capitalistas que querem comprar a Amazônia, massacrarem trabalhadores posseiros, tomar nossas riquezas, privatizar tudo, criar mais praças de pedágios, inclusive surrupiar nosso petróleo. Se desmatar é crime, então concluímos que a Serra pode ser uma arma mortal para acabar com a esperança de uma nação. Significado do nome Dilma. Dilma tem 5 caracteres. Origem do nome Dilma = Latim: Variante gráfica feminina de Adelelmo. Perfil das pessoas com a primeira letra do nome = “D” - Muito atenciosa, e apegada à família possui um senso maternal muito forte, é o tipo de pessoa que gosta de se sentir útil e necessária, com isso chega a assumir mais responsabilidades do que realmente pode suportar, mas não desiste e cumpre. Não costuma voltar atrás em suas palavras. Muito ocupada, raramente se permite algumas horas livres para o lazer. Mas deve tomar cuidado para não perder a paciência com os serristas extremos. Para isso, ouça sempre a voz do povo nas ruas, quando grita seu nome e certamente a fará a Primeira Mulher Presidente da República Federativa do Brasil. Neste caso Dilma tem 13 letras e zilhões de motivos para continuarmos crescendo e mudando para melhor. Viu como origem é tudo?

João Silvino- Ass.Adm./Santa Rosa/Guarujá/SP
RG: 14.684.516 – Acesse: impravidossociais.blogspot.com