31 de outubro de 2010

Em 32 países já terminou a eleição para presidente


Por: Cida de Oliveira, Rede Brasil Atual


São Paulo - A eleição já foi encerrada em 32 países, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Timor Leste, Cingapura, China, Filipinas, Hong Kong, Malásia, Taiwan, Tailândia, Indonésia, Índia, Emirados Árabes, Rússia, Catar, Arábia Saudita, Kuaite, Quênia, Turquia, Romênia, Líbano, Egito, Jordânia, Grécia, Finlândia, África do Sul, Israel, Moçambique, Síria e Territórios Palestinos.

Segundo o TSE, mais de 200 mil brasileiros residentes no exterior devem votar neste domingo. Os três maiores colégios eleitorais são Nova York , nos Estados Unidos, com 21.076 eleitores; Lisboa, em Portugal, com 12.360; e a cidade americana de Boston, com 12.330 eleitores.

As missões diplomáticas são as responsáveis por informar aos eleitores no exterior a hora e o local de votação. As seções são organizadas para funcionar nas sedes das embaixadas brasileiras, nas próprias repartições consulares ou em locais nos quais funcionem serviços do governo brasileiro. Os eleitores residentes no exterior não podem votar em trânsito.

Os primeiros números da apuração para presidente da República serão divulgados pelo TSE a partir das 19h de Brasília, quando será encerrada a votação no Brasil. O resultado dos votos dos brasileiros no exterior será divulgado juntamente com a contagem da eleição no Brasil.